A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, iniciou nesta quinta-feira (10/07) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Realizado na Arena da Barra de Maricá, o encontro marca um importante momento de escuta e construção democrática em torno do tema “20 anos do SUAS – Construção, Proteção Social e Resistência”.
O primeiro dia do evento reuniu centenas de pessoas entre profissionais da área, usuários dos serviços, representantes de entidades da sociedade civil e gestores públicos. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, que reforçaram o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas de assistência social.
Representando o Governo Federal, Clara Carolina de Sá, diretora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, falou sobre a importância das conferências como instrumento de mobilização.
“Estamos construindo coletivamente o fortalecimento do SUAS, ouvindo os municípios e preparando o caminho até a Conferência Nacional em dezembro. É por meio da participação social que tornamos o sistema mais forte e efetivo”, disse.
A secretária de Assistência Social e Cidadania de Maricá, Dryenne Tavares, celebrou a mobilização da cidade.
“Esta conferência é um espaço democrático onde surgem propostas reais para atender quem mais precisa. Estamos muito felizes com a participação da população”, concluiu.
A noite seguiu com a palestra magna ministrada pela assistente social e professora da UERJ, Ana Maria Vasconcelos, que abordou sobre os avanços e desafios enfrentados ao longo das duas décadas de implementação do SUAS.
“Este evento reúne profissionais, gestores e usuários da assistência social. É uma oportunidade de diálogo sobre o SUAS em nível local e nacional, fortalecendo a articulação entre a lei e a realidade vivida nos territórios”, destacou Ana Maria.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão debater propostas organizadas em cinco eixos temáticos, com foco na inclusão social, valorização profissional, comunicação transparente, descentralização da gestão e sustentabilidade financeira do SUAS. As contribuições aprovadas serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Maricá, Alessandra Guedes, ressaltou o papel do evento como espaço de avaliação e avanço das políticas públicas.
“A conferência nos permite refletir sobre os 20 anos do SUAS e os desafios que persistem. A legislação, muitas vezes, não acompanha a realidade. Precisamos garantir que direitos sejam efetivos em todo o país”, finalizou.
2025-07-11 10:44:00