Artista enfrentou os momentos mais críticos de sua luta contra o câncer com o apoio do pai, que a encorajou a decidir seu destino quando tudo ficou “muito pesado”
Neste domingo (20/7), o Brasil se despediu de Preta Gil, que faleceu após uma prolongada batalha contra o câncer colorretal. Em meio ao luto, um momento decisivo marcou sua força interior: o conselho recebido de seu pai, Gilberto Gil, durante os dias mais sombrios de sua trajetória. O momento foi compartilhado pela própria artista, em 2024.
Em agosto do ano passado, durante sua participação no programa “Conversa com Bial”, Preta relatou o instante em que estava internada na UTI, passando por uma grave sepse causada pela quimioterapia. Em estado crítico, com pressão arterial altíssima, pancreatite e pneumonia, Gilberto Gil a convidou a refletir: “Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela e vamos voltar para ela, isso faz parte da vida. Se estiver sendo muito difícil para você, e se for sua hora, aceite. Se estiver muito pesado para você, vai. Se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você está lutando”.
Veja as fotos
Relembre o último show de Preta Gil ao lado de Gilberto GilReprodução: X

O perfil oficial de Gilberto Gil no Instagram compartilhou que a apresentação de “Drão” foi dedicada à filha do cantor, Preta GilReprodução: Instagram/Preta Gil

Momento foi registrado por amiga da cantora enquanto Gil cantava um de seus maiores sucessosReprodução: Instagram/Preta Gil

Gilberto Gil e Preta GilReprodução: Redes Sociais

Nos EUA, Preta Gil anunciou data de início de novo tratamento contra o câncerReprodução: Instagram
Aquelas palavras de compaixão e compreensão quebraram o silêncio que envolvia o real risco de vida, para a cantora. Preta confessou que ninguém havia a alertado sobre o perigo iminente. O conselho foi como um choque de realidade: “Aquilo virou uma chave na minha cabeça, porque, em nenhum momento, ninguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ainda. O pai trouxe a realidade e eu falei: ‘Não quero morrer, não. Não chegou a minha hora, não’” o que mudou sua postura frente à doença.
Ao compartilhar o relato, Preta Gil deixou claro que o amor e a sabedoria do pai não apenas acolheram a dor, mas também serviram de impulso para sua resistência. A figura de Gilberto Gil ao invés de ser sinal de desistência foi interpretada pela filha como uma libertação para lutar.
Desde o diagnóstico em janeiro de 2023, a trajetória de Preta foi marcada por cirurgias, internações e tratamentos intensivos, culminando no intercâmbio de tratamentos entre Brasil e Estados Unidos. Em cada etapa, a presença paterna se fez sentir, não só como aconselhamento, mas como uma referência emocional fundamental para que ela seguisse em frente.
A confirmação de seu falecimento torna ainda mais significativa a lembrança já que, no pior momento da vida, Preta Gil teve a opção de desistir, mas escolheu persistir.