O influenciador Rodolfo Cadamuro, da página Popcórnea, usou as redes sociais para compartilhar uma situação delicada que passou durante o espetáculo Cenas da Menopausa, protagonizado por Claudia Raia, no último sábado (13/9). O homem, que é deficiente visual, contou que assistia ao espetáculo por meio de um recurso de audiodescrição no celular e foi repreendido pela atriz, que achou que ele estivesse usando o aparelho de forma desrespeitosa.
Rodolfo tem baixa visão e contou que estava utilizando o recurso de audiodescrição oferecido pelo teatro Teatro Claro Mais, em São Paulo. “Aconteceu uma coisa que a gente não esperava. A equipe de acessibilidade foi fantástica e logo na entrada me deu as instruções”, iniciou ele no vídeo.
Veja as fotos




Leia Também
“Falar sobre isso me libertou demais”, afirma Claudia Raia sobre menopausa
“Fui muito inconsequente”, diz Claudia Raia ao refletir sobre gravidez aos 55
“Voz da resiliência”: Claudia Raia abre o coração após partida de Preta Gil
“Casa de Verão da Eliana” ganha data de estreia e famosos confirmados. Saiba quem!
O influenciador relatou que o episódio delicado aconteceu pouco antes da metade da peça, quando Claudia Raia interage com o público: “Ela olhou para mim, que estava bem no meio do teatro e falou: ‘ei, você, para de olhar no celular e tira esse fone. Você está em um teatro, presta atenção no teatro”, recordou ele.
O rapaz lamentou os olhares de julgamento que recebeu e garantiu que o constrangimento foi grande. “Nem mesmo a protagonista em cena soube apoiar e dar voz a esse movimento tão importante para ampliar o acesso das pessoas ao teatro, que no nosso país já é restrito. Esse acontecimento mostra algo maior: a inclusão ainda é uma cortina que insiste em fechar-se, não só no teatro, mas na vida em sociedade. Quando conseguirmos abri-la de verdade, revelaremos um mundo em que todos podem participar e pertencer, sem medo e sem julgamento”, desabafou ele em sua página de Instagram.
Após o momento caracterizado como desrespeitoso pelo telespectador, ele afirmou que foi amparado pela produção da peça. “A produção foi fantástica”, ressaltou.
Rodolfo Cadamuro ainda destacou que não teve o mesmo tratamento pela atriz: “Voltamos lá para tirar uma foto, mas ela estava se preparando para a próxima sessão e disse que só poderia nos receber ao fim da próxima, o que daria umas duas horas de espera”, lamentou ele.
Nas redes sociais, Claudia Raia pediu desculpas por sua atitude: “Ontem aconteceu um mal-entendido muito chato na sessão de ‘Cenas da Menopausa’. O espectador, pessoa com deficiência com baixa acuidade visual, querido Rodolfo, estava usando o recurso de audiodescrição pelo aplicativo, mas não fui avisada. Por isso, acabei entendendo errado e aconteceu essa situação toda, chamei a atenção dele”, explicou a atriz.