Emicida e Fióti assinam nota conjunta após morte de Dona Jacira

Os irmãos Emicida e Evandro Fióti assinaram uma carta em conjunto nesta segunda (28/7) lamentando a morte da mãe dos artistas, Dona Jacira, aos 60 anos. Junto com as outras duas filhas da escritora, Katia e Katiane, eles destacaram sua


Os irmãos Emicida e Evandro Fióti assinaram uma carta em conjunto nesta segunda (28/7) lamentando a morte da mãe dos artistas, Dona Jacira, aos 60 anos. Junto com as outras duas filhas da escritora, Katia e Katiane, eles destacaram sua atuação artística e legado para a afrocultura brasileira. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Leia o pronunciamento conjunto dos irmãos:

Veja as fotos

Dona Jacira presta apoio a Fióti em meio à briga judicial com EmicidaReprodução/Instagram

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução / Globo

Fióti e EmicidaReprodução / Globo


É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos de idade.

Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afrobrasileira.

Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram suas vidas impactadas e transformadas por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano.

A família agradece por todo amor e carinho e pede que respeitem a sua privacidade nesse momento tão difícil.

Evandro, Katia, Katiane e Leandro

Durante mais de 20 anos, enfrentou o lúpus com coragem, além de passar por frequentes sessões de hemodiálise — uma verdadeira demonstração de resiliência diante de graves questões de saúde. Sua trajetória também é marcada por uma expressiva contribuição cultural. Em 2018, publicou a autobiografia “Café”, na qual compartilha sua história com emoção e sinceridade.

Sua veia criativa se revelou ainda na criação de uma linha de bonecas artesanais, feitas com retalhos reaproveitados, e na condução de um podcast. Em 2022, estreou na televisão como personagem principal de um documentário exibido pelo canal GNT, onde refletiu sobre temas como herança cultural e ancestralidade.

Nos últimos meses, Dona Jacira também esteve em evidência por sua postura diante da conturbada ruptura entre Emicida e Fióti. Em abril deste ano, os irmãos encerraram, de forma conflituosa, a sociedade na Laboratório Fantasma, trocando acusações sobre a condução da empresa.

Diante da situação, Dona Jacira se posicionou publicamente em apoio a Fióti, criticando as declarações de Emicida e fazendo um apelo por justiça. Mesmo com o evidente impacto nas relações familiares, sua fala reforçou a necessidade de diálogo e o valor da dignidade, mesmo em tempos difíceis.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE