A veterana do samba, que era considerada como uma mãe pela filha de Gilberto Gil, relembrou a relação maternal que tinha com a cantora em texto comovente publicado no Instagram
Dezenas de famosos continuam prestando suas homenagens à Preta Gil nas redes sociais, desde o anúncio da morte da cantora de 50 anos, na noite do último domingo (20/7), em decorrência de um câncer no intestino que ela tratava desde 2023. Entre eles, Alcione, que era considerada uma mãe pela filha de Gilberto Gil.
Na legenda da publicação no Instagram, nesta segunda-feira (21/7), com uma sequência de fotos especiais, a veterana do samba lamentou a morte de Preta e relembrou a relação maternal que tinha com ela. “Saudades do seu jeito. Saudades do seu amor. Saudades do seu canto. Saudades de você… Sua mãe, (Alcione)”, declarou.
Veja as fotos
Reprodução/Instagram/@alcioneamarrom

As cantoras Alcione e Preta GilReprodução/Instagram/@alcioneamarrom

As cantoras Alcione e Preta GilReprodução/Instagram/@alcioneamarrom

As cantoras Preta Gil e AlcioneReprodução/Instagram/@alcioneamarrom

As cantoras Alcione e Preta GilReprodução/Instagram/@alcioneamarrom
Em entrevista à Billboard, em 2023, a cantora, atriz e apresentadora falou da relação de longa data com Alcione. “Ela é uma mãe para mim, a gente tem uma relação de mãe e filha. Ela tem uma importância absurda na minha formação como mulher e artista por meio da sua voz e arte, mas principalmente pelo seu coração. Quem tem o privilégio de conviver com a Alcione sabe que ela é uma grande mãe e eu tenho essa sorte de ter ela na minha vida desde muito nova”, destacou ela, à época.
Luta contra o câncer
Preta Gil havia sido diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, tendo iniciando o tratamento rapidamente, com cirurgias, internações e sessões de quimioterapia. Oito meses depois do primeiro diagnóstico, ela removeu um tumor e o útero, e anunciou o fim do tratamento em dezembro do mesmo ano.
Em agosto de 2024, o câncer voltou com dois linfonodos, uma metástase no peritônio, além de uma lesão no ureter. Em 19 de dezembro, Preta passou por uma operação delicada para a retirada de um tumor, procedimento que durou 21 horas. Naquela época, ela se recuperava na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Em maio deste ano, a filha de Gilberto Gil viajou para os Estados Unidos para iniciar um tratamento novo contra a doença, mas não resistiu, após passar mal. Ela deixa o filho, Francisco Gil, fruto do antigo casamento com Otávio Müller, e a neta, Sol de Maria, de 9 anos.