Nos pênaltis, Vasco bate Bahia e é campeão inédito da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco é campeão da Copa do Brasil Sub-17 pela primeira vez! Nos pênaltis, o Cruzmaltino venceu o Bahia por 5 a 3 nesta terça-feira (6). Breno Sales converteu o pênalti decisivo para a equipe carioca. No tempo normal de


O Vasco é campeão da Copa do Brasil Sub-17 pela primeira vez! Nos pênaltis, o Cruzmaltino venceu o Bahia por 5 a 3 nesta terça-feira (6). Breno Sales converteu o pênalti decisivo para a equipe carioca.

No tempo normal de jogo no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, as equipes empataram em 2 a 2.

Andrey, de pênalti, abriu o placar para o Vasco. Na segunda etapa, Cristofer ampliou com gol relâmpago, no primeiro minuto. Victor Guilherme e Anthony, com um golaço, empataram para o Bahia.

Com a vitória, o Vasco levantou a taça inédita da competição. Nenhum dos dois times tinha ganhado alguma edição da Copa do Brasil Sub-17, que acontece desde 2013.

Pênaltis

O Vasco converteu todas as cobranças. Bateram, na ordem: Lucas Rafael, Pedro Augusto, Emanuel, João Victor e Breno Sales.

Dell, Emerson e Emanuel converteram para o Bahia. Victor Guilherme parou nas mãos de Lucas Andrade.

O jogo

O atraso de 15 minutos no início da partida devido a problemas com os refletores do Luso-Brasileiro não esfriou as equipes. Pelo contrário: o jogo começou pegado e com boas chances criadas.

Léo Féliz arriscou logo aos dois minutos, fazendo o goleiro Jampa trabalhar. Na sequência, Kaique Ferreira quase abriu o placar para o Vasco de cabeça , Dell tirou a bola em cima da linha.

A primeira chegada do Bahia foi aos 13 minutos. Andrew finalizou, mas mandou para fora. Aos 16, o Vasco teve outra boa oportunidade com Andrey de cabeça, mas a bola saiu. O Bahia teve ainda boa chance com Ruan Pablo e o Vasco com Andrey, ambos sem sucesso.

Aos 39 minutos, o árbitro foi chamado ao VAR e marcou pênalti para o Vasco por toque na mão de Santana. Andrey foi para a cobrança e deslocou Jampa, abrindo o placar.

Nos acréscimos da primeira etapa, Kaique Ferreira levou amarelo por falta em Ruan Pablo, mas após revisão no VAR, o árbitro decidiu expulsar o jogador.

Antes do intervalo, o Bahia ainda teve chance de empatar com o próprio Ruan Pablo, mas Lucas Andrade fez a defesa.

Apesar de estar com um a menos, o Vasco já começou o segundo tempo ampliando a vantagem no placar. Cristofer, que tinha acabado de entrar no jogo, marcou o segundo gol da equipe de cabeça.

Aos 21 minutos, o Bahia conseguiu descontar. Após a cobrança de escanteio, Antoni cabeceou e Dell cabeçou de casquinha na cara do gol. Lucas Melim tirou a bola em cima da linha e Victor Guilherme aproveitou o rebote para ampliar. A bola ainda bateu no goleiro vascaíno, mas a arbitragem deu o gol para o jogador do Bahia.

O Vasco respondeu com Lucas Melim, mas primeiro o jogador parou em Jampa e, no rebote, cabeceou para fora.

Aos 31 minutos, Anthony recebeu fora da área e bateu colocado para fazer um golaço e empatar o placar. Mas logo depois de fazer o belo gol, Anthony recebeu o segundo cartão amarelo por comemorar provocando a torcida e o banco de reservas do Vasco e foi expulso.

Com 10 contra 10 em campo, o jogo voltou a ficar pegado. Lucas Rafael bateu cruzado e obrigou Jampa a fazer boa defesa. O Bahia respondeu com Victor Guilherme que quase fez outro golaço. Lucas Andrade espalmou para salvar o Vasco. Apesar disso, o empate se manteve e a decisão foi para os pênaltis.

Título inédito

Esse foi o primeiro título do Vasco na Copa do Brasil Sub-17. O Cruzmaltino chegou a fazer uma final, contra o Palmeiras, em 2022, mas acabou com o vice-campeonato. Veja abaixo todos os campeões da competição:

  • 2025: Vasco
  • 2024: Fluminense
  • 2023: Palmeiras
  • 2022: Palmeiras
  • 2021: Flamengo
  • 2020: São Paulo
  • 2019: Palmeiras
  • 2018: Flamengo
  • 2017: Palmeiras
  • 2016: Corinthians
  • 2015: Vitória
  • 2014: Atlético-MG
  • 2013: São Paulo

Campanha

O Vasco foi campeão invicto da competição, somando seis vitórias e dois empates ao longo da campanha. A equipe estreou contra o Coimbra e venceu por 3 a 1. Além da final, a primeira fase é a única realizada em jogo único.

Nas oitavas, o Vasco eliminou o Cuiabá. Depois de empatar no jogo de ida por 1 a 1, o Cruzmaltino goleou por 5 a 0 na volta. Já as quartas de final foram sem sustos. O Vasco venceu o Mazagão duas vezes, por 3 a 1 e por 5 a 0.

Na semifinal, teve clássico contra o Flamengo e mais duas vitórias incontestáveis. O Vasco venceu por 4 a 2 e por 3 a 0 para garantir a vaga na final.

A equipe carioca terminou a competição com 23 gols marcados e apenas oito sofridos.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE