LaLiga cancela jogo entre Villarreal e Barcelona em Miami devido à ‘incerteza’

Em comunicado, entidade lamentou ‘profundamente’ o cancelamento, classificando o projeto como uma ‘oportunidade histórica e inigualável para a internacionalização do futebol espanhol’ Alberto Estévez/EFE Jogo do Campeonato Espanhol entre Villarreal e Barcelona estava programado para ser realizado em Miami no


Em comunicado, entidade lamentou ‘profundamente’ o cancelamento, classificando o projeto como uma ‘oportunidade histórica e inigualável para a internacionalização do futebol espanhol’

Alberto Estévez/EFE
Jogo do Campeonato Espanhol entre Villarreal e Barcelona estava programado para ser realizado em Miami no dia 20 de novembro

O jogo do Campeonato Espanhol entre Villarreal e Barcelona, que estava programado para ser realizado em Miami no dia 20 de novembro, foi oficialmente cancelado. A LaLiga anunciou a decisão nesta terça-feira (21), citando a “incerteza gerada na Espanha durante as últimas semanas” como motivo para a promotora do evento desistir da organização. Em comunicado, a LaLiga lamentou “profundamente” o cancelamento, classificando o projeto como uma “oportunidade histórica e inigualável para a internacionalização do futebol espanhol”.

A organização destacou que a realização de um jogo oficial fora das fronteiras espanholas representaria um passo decisivo na expansão global da competição, fortalecendo a presença internacional dos clubes, jogadores e da marca do futebol espanhol em um mercado estratégico como os Estados Unidos. A LaLiga reiterou que a iniciativa estava dentro do regulamento e “não afetava a integridade da competição”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os ingressos para a partida no Hard Rock Stadium, em Miami, deveriam começar a ser vendidos nesta terça-feira, mas a pré-venda já havia sido “atrasada” antes do anúncio oficial do cancelamento. O jogo será, agora, disputado no Estádio de la Cerámica, casa do Villarreal.  A ideia de jogos de ligas nacionais no exterior tem enfrentado resistência. A UEFA havia se posicionado contra a medida, embora tenha concedido permissão excepcional para eventos como o jogo entre Milan e Como pelo Campeonato Italiano, que será na Austrália. No caso espanhol, a Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis (AFE) organizou protestos no último fim de semana, com jogadores paralisando os jogos da 9ª rodada por 15 segundos.

A LaLiga justificou a iniciativa como uma forma de garantir a sustentabilidade e o crescimento do futebol espanhol em um cenário de “crescente competitividade global” com ligas como a Premier League e competições como a Liga dos Campeões. Segundo a organização, descartar esse tipo de promoção “dificulta a geração de novas receitas, limita a capacidade dos clubes para intervir e competir, e reduz a projeção internacional de todo o ecossistema do futebol nacional”.

Pouco após o anúncio, o Barcelona divulgou uma nota em que “respeita” e “acata” a decisão, mas lamentou a “oportunidade perdida de expandir a imagem da competição em um mercado estratégico e com capacidade de crescimento e geração de recursos”. O clube também agradeceu o apoio dos torcedores nos Estados Unidos.
O técnico do Villarreal, Marcelino García, criticou a forma como seu clube foi informado sobre o cancelamento. “Acho que é uma absoluta falta de respeito fazer um comunicado no intervalo de um jogo sobre algo que estava previsto e não vai acontecer”, disse Marcelino após a derrota do Villarreal para o Manchester City na Liga dos Campeões, confirmando que o clube emitirá um comunicado oficial na quarta-feira.

*Com informações do Estadão Conteúdo





Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE