O papa Francisco também já discursou sobre o mesmo tema. Em dezembro de 2021, durante viagem à Grécia, ele falou na Escola São Dionísio das Irmãs Ursulinas em Maroussi, Atenas: “Quero dizer a ti e a todos vós: não tenhais medo das dúvidas, porque não são faltas de fé. Não tenhais medo das dúvidas. Antes pelo contrário, as dúvidas são vitaminas da fé: ajudam a robustecê-la, tornando-a mais forte, ou seja, mais consciente, fazem-na crescer, tornam-na mais livre, mais madura”.
Ora a fé é precisamente isto: um caminho quotidiano com Jesus, que nos leva pela mão, acompanha, encoraja e, quando caímos, levanta-nos. Nunca Se amedronta. É como uma história de amor, onde se avança sempre juntos, dia a dia; e contudo sobrevêm, como numa história de amor, momentos em que há necessidade de se interrogar, de superar as dúvidas. E é útil, faz subir o nível do relacionamento.
Papa Francisco
“Conclave” mostra o processo de escolha de um novo papa. O filme começa com a morte de um papa com tendências progressistas, e a partir desse momento os cardeais passam a fazer campanha para garantir que o próximo pontífice estará de acordo com suas visões políticas.
O papa do filme não tem nome, mas há referências a Francisco. Em uma determinada cena, um dos cardeais abre a gaveta do falecido papa e encontra vários elásticos de escritório. Antes de virar papa, Francisco —então cardeal Jorge Bergoglio— tinha o costume de guardar os elásticos que vinham com o jornal.