o que é verdade e ficção no filme Dois Papas?

Bergoglio relutou mesmo em ser papa, principalmente durante o conclave de 2005, que elegeu Ratzinger. Na vida real, a julgar por suas entrevistas, Francisco não acreditava que era a pessoa correta para ocupar cargo. No primeiro conclave, quando disputou com


Bergoglio relutou mesmo em ser papa, principalmente durante o conclave de 2005, que elegeu Ratzinger. Na vida real, a julgar por suas entrevistas, Francisco não acreditava que era a pessoa correta para ocupar cargo. No primeiro conclave, quando disputou com Ratzinger, ele inclusive incentivou cardeais a votarem no alemão, apesar de suas divergências ideológicas.

Os papas se encontraram no Castel Gandolfo, mas em circunstâncias diferentes. O filme mostra uma reunião secreta entre Ratzinger, então papa, e Bergoglio, ainda cardeal, em 2012. Os dois tiveram, sim, pelo menos uma reunião confirmada em Gandolfo, mas ocorrida em 2013, após renúncia de Ratzinger, quando Bergoglio já havia se tornado papa.

Os papas dificilmente assistiram juntos à final da Copa de 2014, disputada entre Argentina e Alemanha. O roteirista Anthony McCarten já afirmou em entrevista ter visto uma foto dos dois assistindo TV juntos, o que o levou a imaginar a possibilidade de terem se encontrado para assistir à partida.

O Papa Francisco realmente rejeita sapatos vermelhos por questões políticas. No longa, Bento 16 reclama dos sapatos pretos do colega, afirmando que são uma crítica às tradições da igreja. O argentino, por sua vez, rejeita um requintado par de sapatos vermelhos. A diferença de estilo também era simbólica: representava a discrepância de pensamento entre eles. Um conservador, outro progressista.

Os papas usavam vermelho até meados do século 16, quando o papa Pio mudou as vestimentas para o branco, com exceção da capa vermelha, chapéu e sapatos. Ciente disso, Francisco costuma ser flagrado usando calçados pretos, irritando a ala conservadora católica.

O Papa Francisco assistiu a “Dois Papas”?

Os papas nunca reagiram oficialmente ao filme, mas Francisco pode ter assistido à obra. Segundo Jonathan Pryce, oficiais do Vaticano reagiram bem a uma exibição em Roma. “Um cardeal em particular, próximo a Bento e Francisco, queria levar um DVD para mostrar o filme a Francisco porque achou que ele poderia gostar”, contou o ator à revista People.



Source link

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE