Nesse sentido, ele [John Ford] é como um pintor clássico. Ele celebra a moldura, não apenas o que acontece dentro dela. Preciso assistir a ‘Rastros de Ódio’. Preciso – quase sempre Steven Spielberg, ao American Film Institute, em 2013
Essa estética está presente em obras como “E.T.”, “O Resgate do Soldado Ryan” e “Guerra dos Mundos”. Nessas obras de Spielberg, o espaço e a paisagem narram tanto quanto os personagens.
Já Martin Scorsese absorveu de Ford o lado psicológico e sombrio da narrativa. “Como todas as grandes obras de arte, é desconfortável. O cerne do filme é profundamente doloroso. Cada vez que o assisto – e já o vi muitas e muitas vezes desde sua estreia em 1956 – ele me assombra e me perturba”, declarou o cineasta ao The Hollywood Reporter.
O personagem de Ethan Edwards é um dos mais inquietantes do cinema americano. De certa forma, ele se encaixa perfeitamente na persona de Wayne e em sua obra com Ford e outros diretores como Howard Hawks e Henry Hathaway. É a maior atuação de um grande ator americano Martin Scorsese, ao The Hollywood Reporter, em 2013
O crítico Roger Ebert destacou que o personagem principal do faroeste, Ethan Edwards, inspirou o roteirista Paul Schrader na criação de Travis Bickle, o perturbado protagonista de “Taxi Driver”. Ambos são homens consumidos pela obsessão e incapazes de se reconectar com o mundo.
2025-11-26 19:08:00



