A surpresa se tornou um sucesso quando o filme, batizado por aqui “O Predador: A Caçada”, revelou uma trama na América de três séculos atrás, alimentando a mitologia das criaturas espaciais e ampliando sua presença na Terra. A animação “Predador: Assassino dos Assassinos”, também de Trachtenbergh, expandiu o conceito, mostrando a ação dos caçadores em diversos períodos históricos, revelando no processo parte de sua cultura baseada em hierarquia, violência e um conceito primário de honra.
“Predador: Terras Selvagens” fecha este círculo ao legitimizar que o verdadeiro protagonista da série sempre foram os predadores, e não seus adversários humanos. O que é curioso, já que após o filme de 1987 com Arnold Schwarzenegger, a decisão para a continuação de 1990 foi justamente destacar o caçador como grande estrela. Lição não aprendida em “Predadores”, de Nimród Antal, e muito menos em “O Predador”, de Shane Black, sempre deixando o bicho em segundo plano. Um erro.
Desta vez não há o menor espaço para dúvidas. Desde a primeira cena, “Terras Selvagens” concentra a trama em Dek (Dimitrius Schuster-Koloamatangi), jovem Yautja (a espécie alienígena dos predadores) determinado a matar o Kalisk, criatura invencível no planeta Genna, em sua primeira caçada. Quando é derrotado por seu irmão mais velho, Kwei, em combate ritual, o jovem tem sua morte decretada por seu pai. Kwei escolhe salvá-lo ativando a nave que o levará para Genna, enquanto Dek testemunha o próprio líder do clã executando seu irmão.
Trachtenbergh é esperto ao expor a rigidez da cultura Yautja e as motivações para Dek provar seu valor logo no preâmbulo, ficando livre para então concentrar a narrativa em ação. É quando “Terras Selvagens” apresenta seu grande trunfo na forma de Thia (Elle Fanning), androide em missão em Genna e avariada ao confrontar o próprio Kalisk, que se torna parceira do jovem caçador em sua busca – ou, como ele coloca, uma “ferramenta”. Misteriosa, Thia é catalizador para Dek compreender que a linha entre presa e predador é tênue.

2025-11-07 12:46:00



