Ministério do Turismo lança Guia do Afroturismo no Brasil

Promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro por meio do turismo. Essa é a proposta do Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira, lançado nessa quinta-feira (10) pelo ministro do Turismo, Celso


Promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro por meio do turismo. Essa é a proposta do Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira, lançado nessa quinta-feira (10) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino.

A publicação mapeia experiências e serviços turísticos protagonizados por pessoas negras, além de identificar boas práticas nacionais e internacionais e subsidiar políticas públicas voltadas ao setor.

Para a elaboração do guia, foi aberto um formulário público onde empreendedores negros, comunidades tradicionais e gestores puderam indicar experiências em seus territórios. A curadoria resultou na seleção de 43 iniciativas afrocentradas.

O guia organiza as experiências por macrorregiões e por tipo de atividade, trazendo opções que vão de visitas a quilombos e terreiros até circuitos gastronômicos, museus e feiras culturais. Ao todo, as regiões Nordeste e Sudeste do país contam com 16 roteiros cada uma seguidas do Norte, com 5 roteiros; Centro-Oeste, com 4; e Sul, com 2 roteiros.

Entre esses passeios estão: a caminhada São Paulo Negra, que resgata as histórias negras que estão por toda a cidade; a Pequena África, onde os visitantes vão à zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, conhecida pelo patrimônio cultural negro; e a Rota Pantanal Negro, uma experiência que une natureza, cultura e ancestralidade em pleno Pantanal Mato-Grossense.




Conteúdo Original

2025-07-11 13:47:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE