Maria Gal honra Carolina Maria de Jesus ao Carnaval

Além da Sapucaí, Maria Gal também levou Carolina Maria de Jesus ao Baile da Vogue, que acontece na noite de ontem (7). Segundo a atriz, o figurino foi pensado como uma extensão da homenagem. “Eu represento a Carolina no baile


Além da Sapucaí, Maria Gal também levou Carolina Maria de Jesus ao Baile da Vogue, que acontece na noite de ontem (7). Segundo a atriz, o figurino foi pensado como uma extensão da homenagem. “Eu represento a Carolina no baile também. O figurino traz imagens da nossa memória, da nossa história, com Carolina em vários momentos da vida dela, tudo pintado. É uma criação da Agatha Lacerda, que está deslumbrante”.

Para Maria, a presença de Carolina tanto no cinema quanto no Carnaval tem um peso político e histórico. “É de extrema importância falar de uma mulher que, nas décadas de 40 e 50, já discutia temas tão urgentes até hoje: empoderamento feminino, sustentabilidade, insegurança alimentar, educação… Ela foi mãe solo de três filhos e deixou um legado imenso para todos nós.”

Maria Gal dá voz a Carolina Maria de Jesus no Carnaval Imagem: João Wesley

Autora de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, Carolina Maria de Jesus expôs com escrita direta e visceral a fome, a desigualdade e o racismo vividos na favela do Canindé, em São Paulo. Ela se tornou uma das vozes mais potentes da literatura brasileira do século XX, ainda que por muito tempo tenha sido marginalizada pelo preconceito racial e social.

Falar de Carolina é falar de educação, é falar de literatura, é falar do futuro do Brasil. Ela continua cada vez mais viva. Foi tão firme, tão verdadeira nas palavras dela, que ainda hoje nos ajuda a pensar que país a gente quer para o nosso futuro, um país com mais equidade racial, feminina e estrutural.





Conteúdo Original

2026-02-09 23:55:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE