O diretor Kleber Mendonça Filho criticou o Critics Choice Awards após a entrega do prêmio de Melhor Filme Internacional ocorrer fora da transmissão oficial, no red carpet, em Los Angeles. Em entrevista à BBC Brasil, o diretor classificou a decisão como um erro e cobrou mais respeito ao cinema estrangeiro nas próximas edições.
O cineasta Kleber Mendonça Filho criticou publicamente o Critics Choice Awards após a premiação retirar da transmissão televisiva a entrega do prêmio de “Melhor Filme Internacional”, realizada de forma improvisada durante o tapete vermelho, em Los Angeles, no dia 4 de janeiro. Em entrevista à BBC Brasil, divulgada nesta quinta-feira (15), o diretor classificou a decisão como um erro e afirmou que o episódio expôs uma condução desrespeitosa em relação ao cinema estrangeiro.
O diretor de “O Agente Secreto” foi direto ao avaliar a condução da premiação. “Acho que não pegou bem, de forma alguma. […] Acho que tudo aquilo não teve um resultado muito positivo para o Critics. Acho que foi um grande erro. Afinal de contas, num momento político pelo qual os Estados Unidos passam hoje, em que existe uma energia tão negativa em relação ao elemento externo, ao estrangeiro, ao imigrante, você fazer uma premiação internacional como essa… Todos os diretores e diretoras internacionais presentes na entrega do prêmio e o prêmio ser entregue do lado de fora, como uma coisa super frívola e superficial, quase como uma brincadeira. […] E eu espero que, no ano que vem, os filmes estrangeiros tenham um tratamento mais respeitoso”, declarou o diretor.
O cineasta Kleber Mendonça Filho criticou publicamente o Critics Choice Awards após entrega improvisada do prêmio de Melhor Filme Internacional
📹: BBC Brasil pic.twitter.com/bakCEKv58V
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) January 15, 2026
O episódio gerou críticas contundentes do público geral e também de veículos de comunicação especializados, que apontaram a decisão como um sinal de desvalorização das produções internacionais. Antes mesmo da entrevista concedida à BBC Brasil, Kleber Mendonça já havia se manifestado por meio de uma nota enviada à imprensa pela assessoria do longa. Confira:
“Sinto que o prêmio do Critics Choice deu uma visibilidade ainda maior para ‘O Agente Secreto’, que está tendo uma trajetória excelente nos cinemas dos Estados Unidos. Nós agora estamos em Nova York para dar continuidade a essa agenda. O fato de termos apresentado o prêmio de ‘Melhor Filme’, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos — num momento político do país onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido.Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados. Mas, de toda forma, está tudo certo. Foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de ‘Melhor Filme’ para Paul Thomas Anderson, um cineasta da minha geração e que admiro”.
Veja a apresentação do “Melhor Filme”:
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura apresentando a categoria de Melhor Filme no #CriticsChoice @kmendoncafilho #CriticsChoiceAwards pic.twitter.com/BX2dOYhjH2
— Tiago Pereira (@Tiagupereira2) January 5, 2026
Relembre o caso
“O Agente Secreto” conquistou a estatueta de “Melhor Filme Internacional” e se tornou o primeiro longa brasileiro a vencer a categoria na premiação. A forma como o prêmio foi entregue, no entanto, causou surpresa tanto na equipe quanto no público, já que o anúncio ocorreu no tapete vermelho, antes mesmo do início da transmissão oficial.
Durante uma entrevista à repórter Keltie Knight, do canal E!, parceiro oficial do evento, Kleber Mendonça foi pego de surpresa com a revelação do resultado fora do palco principal. Visivelmente perplexo, o cineasta tentou reagir, mas acabou interrompido pela apresentadora, o que contribuiu para a repercussão negativa do episódio. Assista ao momento:
Uma repórter do Critics Choice Award diz pro Kleber Mendonça Filho que “O Agente Secreto” levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, dá o troféu pra ele do lado de fora da cerimônia e ele nem sabe o que fazer. Que coisa desrespeitosa e constrangedora. pic.twitter.com/7874bFm4Cp
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 5, 2026
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
2026-01-15 19:58:00



