“A Fábrica de Sonhos” homenageia os Estúdios Globo
A comédia romântica dirigida por Guel Arraes reverencia a teledramaturgia nacional. Inspirada em “Abismo de um Sonho”, de Fellini, conta a história de Rafaela (Luellem de Castro), uma professora do interior apaixonada por romances e novelas. Casada com o melhor amigo de infância, Eleutério (Igor Fortunato), ela tira a sorte grande ao ganhar um concurso para visitar o set de uma novela nos Estúdios Globo.
Humberto Martins e Débora Falabella interpretam os protagonistas da novela. Rafaela confunde ficção e realidade na “fábrica de sonhos” ao conhecer seu ídolo, Sydartha (Humberto). Enquanto isso, Ágatha (Débora) se torna uma “voz da consciência” de Rafaela e outros personagens,
O tema principal é o amor. Mostramos a ligação do povo brasileiro com a TV –e a televisão é basicamente novelas, e novelas são basicamente histórias de amor. A telenovela brasileira tem uma grande penetração, formou gerações. É um formato que traz um pouco de educação sentimental também –você aprende a se relacionar com os outros ao assistir. São produções com a função de fazer sonhar, mas também com essa função didática na vida prática do brasileiro.
Guel Arraes
O diretor Jorge Furtado quis fazer uma “declaração de amor” ao trabalho feito na televisão. “Queríamos mostrar o interior da TV e dos Estúdios Globo, onde a mágica é feita. Tem uma música do Gil, ‘Zabelê’, que eu acho muito bonita. Diz assim: “Minha sabiá, minha zabelê, toda meia-noite eu sonho com você. Se você duvida, eu vou sonhar pra você ver”. Essa ideia de “eu vou sonhar pra você ver” é, pra mim, uma plena definição do cinema, da televisão, disso que a gente faz. Sonhamos um sonho que as outras pessoas veem. Essa ideia nos pareceu muito bonita.”
Rafaela é uma mocinha “livre” e “sonhadora”, diz Luellem de Castro. “Ela entende que não pode falar de sua paixão por Sydartha para o marido, porque talvez ele fique chateado e não concorde com a visita, e resolve ir escondida. E aí começam todas as confusões, porque ela realmente conhece o galã e muitas coisas se desenrolam a partir disso”, entrega.