Com o novo “Frankenstein”, contudo, Guillermo del Toro prova que qualquer “palavra final” sobre um conto atemporal é ilusória. Seu filme traz fidelidade à obra original e adiciona camadas que sublinham temas pertinentes à sua visão. “Frankenstein” é sobre identidade e isolamento, sobre obsessão e destino, uma fábula de terror gótico emoldurada por momentos sufocantes em sua beleza e perturbadores em sua profundidade.
A estrutura é familiar ao abordar a trama central. O prólogo traz uma embarcação holandesa presa nas águas geladas do Ártico, quando uma figura desfalecida é resgatada no gelo, perseguida à distância por uma criatura inumana. O moribundo é Victor Frankenstein (Oscar Isaac), que em seu delírio febril conta a história de como foi parar na desolação gelada, à mercê de um monstro aparentemente invencível.
Nessa primeira parte, Victor narra sua obsessão em reverter a morte após o trauma de perder sua mãe quando criança. Seus esforços chamam a atenção de Henrich Harlander (Christoph Waltz), empresário que acumulou fortuna considerável ao investir em fabricação de armas. Harlander coloca seus recursos à disposição do cientista e termina por promover um reencontro familiar, já que o irmão de Victor, William (Felix Kammerer), é noivo de sua sobrinha, Elizabeth (Mia Goth).
Ao longo de uma conjunção de triunfos e tragédias, Victor alcança seu objetivo e sua Criatura, costurada com pedaços de cadáveres, é trazida à vida – júbilo que não tarda a se converter em frustração. Impotente ao perceber que brincar de Deus não lhe oferece nenhum controle, o cientista enxerga em sua maior proeza nada além de fracasso e tenta não só destruir a Criatura como apagar todo traço de sua concepção. É quando “Frankenstein” começa seu segundo ato ancorado em seu melhor elemento: Jacob Elordi.
Do visual clássico de Boris Karloff ao naturalismo repulsivo de Robert De Niro, a Criatura de Frankenstein experimentou dúzias de diferentes interpretações. O anúncio de Jacob Elordi, astro moderno de filmes como “Priscilla” e “Saltburn”, atiçou a curiosidade para descobrir de que forma Del Toro pretendia retratar seu monstro.
2025-10-24 16:15:00



