A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe a 23ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, a partir da próxima quarta-feira (30). A Flip deste ano homenageia o poeta e músico curitibano Paulo Leminski, que viveu até 1989, e inspira este ano toda a programação da festa.
Até 3 de agosto, os principais nomes da cena literária contemporânea brasileira vão estar nos palcos e nas ruas de casarios coloniais de Paraty. A mesa de abertura, na noite da quarta, ficará por conta do cantor e compositor Arnaldo Antunes, que vai celebrar Leminski com muita música e poesia.
Entre os autores, estão confirmadas as presenças da poeta Alice Ruiz, do compositor Nei Lopes e da escritora espanhola Rosa Montero. Este ano, a Flip retoma seu calendário tradicional de acontecer entre julho e agosto, após os anos da pandemia.
A curadoria da Flip 2025 é de Ana Lima Cecilio, editora responsável por apresentar a escritora italiana Elena Ferrante ao público brasileiro.
Além da homenagem a Leminski, entre os temas da programação deste ano estão crise climática e meio ambiente, questões de gênero e raça e democratização da literatura.
A programação completa da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty pode ser conferida pelo site flip.org.br.
2025-07-27 16:13:00