O festival Mulheres do Mundo – WOW – retorna para sua terceira edição no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira até domingo. O evento será no Complexo da Maré, conjunto de favelas localizado na zona norte da capital, e tem entrada gratuita. Essa é a primeira vez que o Mulheres do Mundo acontece em comunidades.
Cerca de 150 mulheres convidadas vão se dividir entre rodas de debate, shows, feiras de empreendedorismo e competições esportivas para discutir temas voltados à igualdade de gênero, justiça reprodutiva e questões climáticas.
A Curadora do Festival Mulheres do Mundo WOW Rio, Andrezza Jorge, fala da expectativa para a edição deste ano.
‘Vai ser uma experiência única de troca, porque dentre as atividades a gente vai receber mulheres de diferentes lugares do Brasil e do mundo, com pautas diversas, mas todas com a mesma ideia, sentido e desejo, que é de construir uma sociedade justa, igualitária pras mulheres. Se a gente constrói um mundo assim para as mulheres, a gente constrói um mundo assim para todos.”
A iniciativa conta com a presença confirmada de nomes do ativismo político e cultural como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, as escritoras Conceição Evaristo e Sueli Carneiro
Os shows terão Fat Family, Fafá de Belém, Priscila Senna, MC Luanna, Kaê Guajajara e a cantora LGBTQIAP+ BIAB.
O Festival Mulheres do Mundo foi criado em 2010 pela diretora e produtora britânica Jude Kelly. Nos últimos 15 anos, passou por 23 países em seis continentes, envolvendo mais de cinco milhões de pessoas em ações que elevam a potência feminina e pensam o futuro.
O Rio de Janeiro é a única cidade da América Latina que recebeu o festival. A edição carioca aconteceu em 2018 e 2023, na praça Mauá, na Zona Portuária da capital. Essa é a primeira vez que o Mulheres do Mundo acontece em comunidades. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do WOW.
2025-10-24 06:09:00



