Segredos do Passado (The Dry), um envolvente suspense australiano estrelado por Eric Bana, está atualmente alcançando sucesso no streaming nos Estados Unidos, mas segue escondido em importantes plataformas no Brasil. A envolvente trama tem um mistério de “quem matou?” e é uma ótima pedida para assistir neste fim de semana.
O filme de 2020 é uma adaptação do best-seller internacional de Jane Harper, dirigido e coescrito por Robert Connolly, tem sido um dos dez filmes mais vistos na Hulu, nos Estados Unidos, desde 11 de agosto. O ressurgimento de popularidade pode estar ligado ao êxito recente de Eric Bana na série Indomável da Netflix, na qual ele interpreta o Agente Especial Kyle Turner, e que já tem segunda temporada confirmada. No Brasil, Segredos do Passado está disponível para assistir no Prime Video e na HBO Max.
A trama se desenrola na fictícia cidade australiana de Kiewarra, assolada por uma década de seca, onde a terra estéril serve de pano de fundo para um mistério intrigante. A história acompanha o detetive federal Aaron Falk (Eric Bana), que retorna à sua cidade natal após 20 anos para o funeral de um amigo de infância, Luke Hadler.
Luke, aparentemente, assassinou sua esposa e filho antes de tirar a própria vida, um cenário que ressoa com tragédias reais em regiões da Austrália atingidas pela seca. Os pais de Luke, Barb e Gerry, convencem Aaron a investigar o caso, pois acreditam na inocência do filho. A volta de Aaron, no entanto, reabre suspeitas de longa data sobre seu envolvimento na morte misteriosa de sua amiga de escola, Ellie Deacon, ocorrida duas décadas antes e que ainda assombra a comunidade.
Assista ao trailer:
Segredos do Passado é elogiado pela crítica
Segredos do Passado tem impressionantes 90% de aprovação dos críticos e 89% da audiência no Rotten Tomatoes, uma avaliação superior até mesmo à de Indomável (82% da crítica e 70% do público). Além disso, o longa tem uma boa nota 6,8 no IMDb.
Críticos elogiaram a atuação de Eric Bana, descrevendo-a como “muito eficaz e emocional”, na qual ele consegue misturar a confiança de um policial da “cidade grande” com a ansiedade de um homem lidando com um passado sombrio. O filme é visto como uma adaptação “cativante, dura e psicologicamente intensa”, que se mantém “sólida, tensa e de ritmo firme”, equilibrando os vastos espaços abertos da paisagem com dramas pessoais desconfortáveis.
A direção de Robert Connolly e a cinematografia de Stefan Duscio são destacadas por capturarem a sensação palpável do lugar, com imagens amplas de campos ressecados e vislumbres íntimos dos rostos cansados dos habitantes, transmitindo a melancolia de uma comunidade outrora próspera agora diante de um futuro incerto.
Eric Bana é protagonista do filme Segredos do Passado
Foto: Divulgação/Prime Video
O filme é habilidoso em tecer flashbacks para a juventude dos personagens, que contrastam com a triste transformação da cidade e que gradualmente revelam verdades, transformando a audiência em detetives. Segredos do Passado é um “quem matou” com intriga de personagens, reviravoltas inteligentes e pistas falsas que mantêm o público adivinhando.
A tensão gerada pela seca, com campos áridos e árvores que parecem caixas de fósforos, é sentida em cada cena, criando uma atmosfera que não é genérica e que aprisiona a comunidade no tempo e no espaço.
A obra também explora a natureza contraditória dos australianos, que romanticizam seu vasto continente, mas ao mesmo tempo nutrem medos profundos de seu interior seco. Tudo isso contribui para um suspense de qualidade, que vale a pena ser descoberto no Prime Video e na HBO Max por aqueles que buscam um drama adulto e envolvente.
2025-08-16 19:10:00