Começa nesta quinta-feira a 14ª edição do Festival Artes Vertentes, que reúne música, artes visuais, artes cênicas, literatura e cinema na cidade de Tiradentes em Minas Gerais.
Neste ano, o evento se norteia pelo tema “Entre as margens do Atlântico”, e propõe reflexões sobre as histórias das Américas e dos continentes africano e europeu. A programação faz parte da temporada da França no Brasil, que busca aproximar os dois países por meio da cultura.
O festival tece um diálogo entre as atrações artísticas e a arquitetura histórica de Tiradentes, como os concertos que ocupam as igrejas da cidade, exposição coletiva com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, além de palestras e programações literárias e de artes cênicas. O curador e diretor artístico do festival, Luiz Gustavo Carvalho, destacou algumas atrações desta edição, como a primeira encenação da Ópera Poeira e os shows de André Mehmari e Tiganá Santana.
Além de Tiradentes, a programação se estende às cidades de São João del Rei e Bichinho, com mostras de cinema que discutem memória, ancestralidade e resistência. Entre os filmes selecionados, está o documentário “Frantz Fanon – Pele Negra, Máscara Branca” sobre vida e obra do pensador revolucionário da Martinica que completaria cem anos.
O Festival Artes Vertentes segue até 21 de setembro e a maior parte da programação é gratuita. Mais detalhes no site artesvertentes.com.
2025-09-10 18:55:00