“En la Academia hay mogollón de brasileños y los queremos un mogollón pero son ultranacionalistas. Yo creo que los brasileños presentan un zapato a los Oscar y lo votan todos”.
No sabe dónde se ha metido. DEP Oliver Laxe. pic.twitter.com/NslP1u8VKa
— Premios Oscar (@PremiosOscar) January 22, 2026
A declaração causou revolta entre brasileiros e outros latino-americanos. “O Brasil fica 20 ANOS SEM CONCORRER, como qualquer outro país latino-americano, aí quando surge a oportunidade de concorrer 2 vezes vem europeu MEDÍOCRE QUERER FALAR MERD* DO BRASIL???”, argumentou uma usuária brasileira do X. Outra usuária da rede respondeu em espanhol: “Amiga, não ligue, eles estão se doendo porque um país sulamericano está fazendo arte muito melhor que eles. Tomara que esse ano vocês ganhem de novo, porque merecem”.
Amiga no les de bola. Les duele que un país sudamericano esté haciendo mucho mejor arte que ellos. Ojalá este año se les vuelva a dar porque lo merecen
— Caro 💚 (@caritogutierrez) January 23, 2026
Oliver Laxe não tem uma conta no Instagram, então os brasileiros foram tirar satisfação no perfil do filme. Neste momento, os comentários no perfil estão dominados por brasileiros mandando memes, imagens de sapatos e também argumentos contra a declaração do diretor.
Há cerca de 50 brasileiros no corpo de votantes do Oscar. A Academia tem quase 10 mil membros que votam na premiação. Para ser membro do corpo votante, é preciso receber um convite da organização — o que costuma ser feito a todos os indicados de cada ano.
2026-01-23 08:49:00



