A icônica personagem Emmanuelle, que se tornou um clássico do cinema erótico e um fenômeno cultural no Brasil graças às exibições no Cine Privé da Band, está de volta em uma nova versão, lançada recentemente para aluguel em plataformas de streaming, como Apple TV+ e Prime Video. O filme original de 1974, baseado no romance de Emmanuelle Arsan e estrelado por Sylvia Kristel, foi um sucesso de bilheteria e contribuiu para o debate sobre a “revolução sexual” da época.
No Brasil, a saga Emmanuelle, com suas cenas de “pornô light” –erotismo não explícito com poucas partes nuas à mostra–, era um destaque da programação da Band.
O Cine Band Privé, que começou em 1993 como Sexta Sexy e se tornou Cine Band Privé em 1995, atingiu seu auge nos anos 2000, chegando a picos de nove pontos de audiência e, por vezes, a liderança em São Paulo, superando outros programas populares. Em 2019, Emmanuelle 2: A Antivirgem, de 1975, foi escolhido para marcar o retorno da sessão, que é exibida até hoje nas madrugadas de sábado.
Remake de Emmannuelle no streaming
Agora, após uma passagem discreta pelos cinemas, a releitura da história está disponível para aluguel online. O novo filme é dirigido por Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro em Veneza por seu elogiado filme O Acontecimento (2021). A nova Emmanuelle é interpretada por Noémie Merlant, conhecida por Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019).
Chacha Huang e Noémie Merlant em Emmanuelle
(Foto: Divulgação)
O filme a mostra como uma inspetora de qualidade de uma luxuosa rede de hotéis, em uma viagem de negócios a Hong Kong, em busca de um prazer perdido. No elenco, também estão Naomi Watts como a gerente do hotel Margot, e Will Sharpe, de The White Lotus, como Kei Shinohara, um engenheiro enigmático. Jamie Campbell Bower, Chacha Huang e Anthony Wong completam o time.
Audrey Diwan, que afirmou não ter visto o filme original e que ele “não foi feito para [ela] e para o seu prazer”, propõe uma abordagem diferente, com a intenção de colocar a subjetividade e o prazer feminino no centro da narrativa. Enquanto a Emmanuelle original era uma modelo passiva, casada com um libertino e ansiosa por prazer, a nova versão é uma mulher de carreira, que busca a descoberta de seu próprio desejo. A cena de sexo no avião, uma referência ao original, é apresentada com a nova Emmanuelle sentindo “50 tons de decepção”.
A diretora repudia elementos da versão original, como a personagem ser abusada sexualmente ou vendida como mercadoria, buscando uma visão mais feminista e respeitosa da mulher. O novo filme, no entanto, apresenta uma “redução significativa do conteúdo sexual” em comparação com o original.
Assista ao trailer:
O novo filme não caiu no gosto da crítica
Apesar da proposta de renovação, o filme Emmanuelle não obteve uma recepção calorosa da crítica especializada. The Hollywood Reporter descreveu o longa como um “exercício embaraçoso de refilmagem revisionista inútil”, mais “bonito do que proposital” e carente de humor, resultando em um “clichê do século 21” de uma história de “garota-poder” sexualmente positiva. Para a revista, embora a trilha sonora e a cinematografia sejam elogiáveis, o resultado final se assemelha a um comercial elegante de um produto que ninguém pode comprar ou precisa.
O Deadline, por sua vez, considerou a tentativa de Diwan “corajosa”, mas que deixou “muito a desejar”. Observou que, apesar de tentar replicar a estrutura do original, cena por cena, a nova Emmanuelle nunca se diverte. A publicação apontou que, embora o tema do desejo feminino seja rico, as credenciais feministas do filme serão questionadas, e que a obra muitas vezes parece “impotentemente inútil”.
A Variety chamou a refilmagem de “um grande anticlímax”, descrevendo-a como “inerte e frequentemente frígida”. A revista criticou o fato de que o filme tem “pouco de interessante a observar ou dizer sobre a mulher em seu centro, muito menos sobre conceitos mais amplos de sexo e feminilidade”. A Variety também mencionou que o erotismo é muito brando e observou a “significativa redução do conteúdo sexual”. Considerou os diálogos “não convincentemente humanos” e os atores com uma “frieza desinteressada”.
No IMDb, que considera avaliações de pessoas que assistiram ao filme, a nota é de apenas 4,1/10, o que indica que as pessoas não gostaram do que viram. Já no Rotten Tomatoes, a nova Emmanuelle tem apenas 16% de aprovação entre os críticos.
2025-08-13 17:45:00