Cortejo reúne caboclinhos e tribos indígenas no Recife

Na reta final das prévias carnavalescas em Recife, a capital pernambucana abre espaço nesta terça-feira, 10, para mais um cortejo que celebra duas grandes manifestações culturais de Pernambuco, os grupos de Caboclinhos e as Tribos Indígenas. A partir das 17


Na reta final das prévias carnavalescas em Recife, a capital pernambucana abre espaço nesta terça-feira, 10, para mais um cortejo que celebra duas grandes manifestações culturais de Pernambuco, os grupos de Caboclinhos e as Tribos Indígenas.

A partir das 17 horas, centenas de brincantes de 24 agremiações de Caboclinhos e Tribos Indígenas irão percorrer a Rua do Bom Jesus em direção à Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

O público poderá celebrar as tradições dos povos originários com seus leques, baque, porta-estandarte, cacique, rei, rainha e outros personagens que compõem o cortejo.

Entre os grupos que irão desfilar pelas ruas e também no palco montado na Praça do Arsenal, está a Tribo Indígena Carijós, que em 2026 completa 130 anos de fundação.

As Tribos Caboclinhos Tupi, sediada no bairro da Mangueira; e Tapirapé, que tem sua sede no bairro Casa Amarela, também levarão parte de suas centenas de integrantes para o Cortejo.

Ambas as tribos detêm o título de Patrimônio Vivo do Recife.

Ao final do Cortejo, os grupos se apresentarão no palco montado na Praça do Arsenal. E para o público presente ainda tem um presente cultural extra.

Após a passagem das agremiações de Caboclinhos e Tribos Indígenas, a programação no palco será dedicada ao Encontro de Mestres e Mestras de Maracatu Nação.

O encontro acontece a partir das 20 horas. 




Conteúdo Original

2026-02-10 14:42:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE