“Saneamento Básico, O Filme” tem grande elenco. Roteirizado e dirigido por Jorge Furtado, conta com atuações de Fernanda Torres, Wagner Moura, Paulo José, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Bruno Garcia.
Foi um enorme prazer trabalhar com esse grupo de atores brilhantes. A gente se divertiu muito e eu acho que essa essa diversão, este prazer que a gente teve ao fazer o filme, está na tela e por isso o filme é tão divertido. Jorge Furtado
O roteiro é inspirado nas origens do teatro. Na chamada commedia dell’arte, gênero que sustentou o teatro por 300 anos, todas as histórias são contadas por sete ou oito personagens. “Eu escrevi esse roteiro para oito comediantes, e precisava de grandes atores em todos os papéis”, conta o diretor.
O filme conta a história de uma pequena cidade com problemas de saneamento. Sem dinheiro para resolver o problema, os moradores encontram uma solução inovadora: se inscrevem num edital do governo federal para a produção de um filme, na intenção de usar essa verba para construir uma fossa.
“Ilha das Flores” mostra a desigualdade no Brasil através da história de um tomate. O curta mostra todo o ciclo de produção: um agricultor vende o vegetal a um mercado, onde é comprado por uma mulher que, depois, vê que ele estragou e o joga no lixo. De lá, o tomate é levado para o aterro Ilha das Flores, onde passa por uma triagem: se for considerado adequado, vira comida de porco. Se for inadequado, é dado a mulheres e crianças pobres para comer.
Foi eleito o melhor curta-metragem brasileiro da história pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Além disso, está em 13º na lista de 100 melhores filmes brasileiros feita pela mesma instituição.
2025-05-01 12:00:00