Toyota suspende produção e adia lançamento do Yaris Cross após temporal

As fortes chuvas do temporal da última segunda-feira (22) fizeram a Toyota adiar o lançamento do Yaris Cross, SUV compacto que chegaria para disputar mercado com o novo Honda WR-V. A apresentação oficial do carro foi adiada sem nova data




As fortes chuvas do temporal da última segunda-feira (22) fizeram a Toyota adiar o lançamento do Yaris Cross, SUV compacto que chegaria para disputar mercado com o novo Honda WR-V. A apresentação oficial do carro foi adiada sem nova data prevista para a chegada do modelo ao mercado brasileiro.
Segundo nota enviada pela fabricante nesta terça-feira (23), os danos severos causados na fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, no interior de São Paulo, estão diretamente ligados à produção do veículo — é dessa unidade que saem os propulsores do novo modelo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp
“Essa ocorrência impacta diretamente na produção da planta de Sorocaba (SP), onde será fabricado o Yaris Cross. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota e estamos alocando nossa atenção neste tema, acompanhando cuidadosamente a situação e oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local”, informou a montadora.
Temporal destelha fábrica de motores e carro capotado durante temporal em Porto Feliz
LEIA TAMBÉM
Toyota Yaris Cross é confirmado no Brasil e chega em novembro; veja o que se sabe sobre o novo SUV
Royal Enfield Guerrilla 450 chega por R$ 28.990 para brigar com Triumph Speed 400
Onde é mais seguro dirigir no Brasil? DF lidera e Amazonas fica na lanterna, segundo ranking nacional
A fábrica é a única da América Latina que produz motores para a empresa japonesa. E, justamente por conta da falta destes motores, a montadora em Sorocaba também suspendeu os três turnos por tempo indeterminado.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos durante o temporal que atingiu a região nesta segunda-feira. A força do vento arrancou a cobertura e provocou danos.
Um vídeo gravado de dentro da fábrica mostra a situação (veja acima). A TV TEM apurou que alguns funcionários se esconderam dentro das máquinas para se proteger.
Fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP), teve a cobertura arrancada pelo vento
Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal
O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu informou que 30 funcionários tiveram ferimentos leves e foram socorridos. Todos já receberam alta.
A Toyota informou que a unidade teve danos severos na estrutura. Também disse que está acompanhando a situação e oferecendo suporte aos colaboradores e parceiros que estavam no local.
“Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento”, diz a nota.
Atualmente, a fábrica de Porto Feliz conta com 800 trabalhadores e fornece motores para as plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).
Como a Toyota não trabalha com estoque de produtos, um comunicado foi emitido para os funcionários da planta de Sorocaba informando que alguns setores terão as atividades paralisadas nos três turnos devido à interrupção da produção em Porto Feliz.
Temporal e ventania causou estragos em uma fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP)
Régis Rosa/TV TEM
Fábrica de motores da Toyota é destelhada e carro é encontrado capotado após temporal
Redes Sociais
Carro ficou destruído após ser atingido por parte do telhado que se desprendeu da fábrica da Toytota, em Porto Feliz (SP)
Reprodução
Estrados na cidade
Segundo a Defesa Civil, Porto Feliz registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos. Um carro ficou com as quatro rodas para cima próximo ao endereço da fábrica.
Parte do teto de um asilo também cedeu e três idosos tiveram ferimentos leves. Eles foram socorridos e já receberam alta.
A prefeitura informou que nove idosos foram realocados para casas de familiares e outros 32 para outras casas dentro da própria instituição.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou quedas de árvores e diversos bairros sem energia. Uma escola também foi destelhada por causa do vento e teve as aulas suspensas. E uma casa precisou ser interditada e a família foi acolhida pela Assistência Social.
Ainda conforme a prefeitura, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido por volta das 20h de segunda-feira (22). As equipes agora trabalham no rescaldo, limpeza e reconstrução das áreas afetadas. O prefeito da cidade, Célio Peixoto (Republicanos), declarou estado de emergência em todo o município na tarde desta segunda-feira (22).
Veja fotos dos transtornos da cidade abaixo:
Temporal causou estragos em fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP)
Thiago Ariosi/TV TEM
Chuva provoca estragos em fábrica de Porto Feliz (SP)
Jailton Nereu/Arquivo Pessoal
Apesar dos estragos, ninguém teve ferimentos graves após vendaval atingir fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP)
Thiago Ariosi/TV TEM
Escola de Porto Feliz (SP) ficou destelhada depois da chuva
Arquivo pessoal
Destroços da estrutura da fábrica da Toyota caíram em carros que estavam no local durante vendaval, em Porto Feliz (SP)
Régis Rosa/TV TEM
Apesar dos estragos do temporal na fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), ninguém saiu gravemente ferido
Régis Rosa/TV TEM
Acidente deixou veículos destruídos após temporal em Porto Feliz (SP)
Régis Rosa/TV TEM
Yamaha Ténéré 700 está de volta por R$ 72.990 e promete acirrar disputa entre as trail



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE