No ano passado, o Banco Central aprovou, sem restrições, oito atos de concentração. Em 2025, terá de avaliar a compra do Banco Master pelo BRB, anunciada no dia 28 de março. Os quatro maiores conglomerados bancários do país (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) encerraram 2024 com cerca de 58% do mercado de crédito e dos depósitos totais. As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (29).
Os números do BC mostram relativa estabilidade na concentração bancária no país. Em 2023, segundo a instituição, os quatro maiores bancos do país detinham 57,8% das operações de crédito e 57,1% dos depósitos totais do sistema financeiro nacional.
“A redução ou a estabilidade dos níveis de concentração foi observada na maioria dos mercados relevantes de crédito. Quando se consideram os principais segmentos de crédito, observou-se queda ou manutenção dos níveis de concentração na maioria dos segmentos em 2024”, informou o Banco Central, por meio do Relatório de Estabilidade Financeira do segundo semestre do ano passado.
Em 2024, o BC informou que aprovou, sem restrições, oito atos de concentração.
Segundo a instituição, três desses atos de concentração envolveram diretamente pelo menos um banco e alguma modalidade de crédito dentre os mercados relevantes impactados, e três envolveram corretoras de títulos e valores mobiliários e algum dos mercados de corretagem e/ou de distribuição de produtos de investimento.
Destacam-se o acordo de investimento entre:
o Conglomerado Bradesco e o Banco John Deere S.A;
a aquisição pelo Banco Safra S.A. de participação acionária na Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores;
a aquisição da Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários pelo Banco BTG Pactual S.A
Consignado CLT: contratação será feita diretamente com os bancos a partir desta sexta
Neste ano, o Banco Central terá de avaliar a compra do Banco Master pelo BRB, anunciada no dia 28 de março, após a aprovação da negociação pelo Conselho do Banco de Brasília.
O negócio, que consiste na aquisição de 58% do capital total do Master, também precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
De acordo com o Banco Central, houve redução mais acentuadas do nível de concentração nos mercados:
de operações com recebíveis adquiridos (PJ),
de capital de giro (PJ)
e de cartão de crédito (PF + PJ).
Por outro lado, informou o BC, o nível de concentração permanece elevado:
nos financiamentos rurais e agro (PF+PJ),
nos financiamentos habitacionais (PF+PJ)
financiamentos de infraestrutura e desenvolvimento (PJ).
Sede do Banco do Brasil, em Brasília
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Crédito para pessoas físicas
De acordo com o Banco Central, o crédito bancário às famílias continuou a acelerar no segundo semestre do ano passado, “sob influência das modalidades de maior risco”.
“Nesse sentido, o destaque no semestre foi o crédito pessoal não consignado, cuja taxa de crescimento anual foi a maior entre todas as modalidades. Cartão de crédito também aumentou sua taxa de crescimento anual ao longo do semestre, alcançando valores que não eram observados desde meados de 2023”. informou o BC.
A instituição informou, ainda, que, diante desse cenário, a “capacidade de pagamento das pessoas físicas continua em situação desafiadora, sob impacto da participação de modalidades mais caras”.
Conteúdo Original
Fernando Prass avalia reação de Weverton em gol da vitória do Chelsea no Mundial
Foto: Reprodução/ESPN Fernando Prass, ex-goleiro do Palmeiras, atualmente, é comentarista…