O poço está localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos (SP), no litoral paulista, e tem uma profundidade de 1.952 metros. Petrobras perde R$ 34 bilhões em valor de mercado após demissão de Jean Paul Prates
Jornal Nacional/ Reprodução
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (9) que encontrou petróleo “de excelente qualidade e sem contaminantes” no pré-sal da Bacia de Santos.
O poço, identificado como 3-BRSA-1396D-SPS, pertence ao bloco Aram e está localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos (SP), no litoral paulista, com uma profundidade de 1.952 metros abaixo d’água.
Esta é a segunda descoberta de um poço de petróleo classificado como excelente no mesmo bloco da Bacia de Santos apenas neste ano.
Em março, a Petrobras informou que identificou indícios de petróleo no poço 4-BRSA-1395-SPS, a uma profundidade de 1.759 metros e a uma distância de 245 quilômetros da cidade de Santos
Agora, a empresa iniciará as análises laboratoriais necessárias para identificar e caracterizar as condições do poço encontrado, avaliando o potencial da área.
A Petrobras também informou que, além dos estudos, outros dois poços serão perfurados e testados como parte do Plano de Avaliação e Descoberta (PAD).
Leia a nota da Petrobras na íntegra:
“A Petrobras informa que identificou a presença de petróleo de excelente qualidade e sem contaminantes no pré-sal da Bacia de Santos, em poço exploratório no bloco Aram.
O poço 3-BRSA-1396D-SPS está localizado a 248 km da cidade de Santos-SP, em profundidade d’água de 1952 metros. A perfuração desse poço já foi concluída, tendo o intervalo portador de petróleo sido constatado através de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido.
É a segunda descoberta no mesmo bloco, seguindo o ótimo resultado já alcançado em outro poço exploratório no início do ano, onde encontramos petróleo de excelente qualidade.
‘Estamos investindo fortemente na busca de novas reservas e os resultados estão vindo. Esse ano, já anunciamos descobertas também em Brava e em Búzios”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
O consórcio dará início às análises laboratoriais para caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados, que permitirão avaliar o potencial da área. Além disso, serão perfurados mais dois poços e realizado um teste de formação como parte do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD).
O PAD tem prazo final em 2027 e atividades adicionais de aquisição de dados poderão ser realizadas, conforme planejamento e obrigações contratuais estabelecidas junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da ANP, sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora. A Petrobras é a operadora do bloco e detém 80% de participação, em parceria com a empresa CNPC (20%).”
Em conferência mundial, presidente da Petrobras defende exploração de petróleo no Amapá
Conteúdo Original
Adriane Galisteu relembra namoro com Ayrton Senna em série documental
Ao contrário do que pode aparecer, “Meu Ayrton por Adriane…


