Agricultores investem em câmeras
TV TEM/Reprodução
Entre janeiro e julho de 2025, as áreas rurais de São José do Rio Preto (SP) e Fernandópolis (SP) registraram mais de 500 ocorrências de furtos e roubos, segundo a Polícia Ambiental. O número representa um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na tentativa de evitar crimes, propriedades da região têm investido em monitoramento. Em Monte Aprazível (SP), câmeras instaladas na entrada, nas baias e em frente ao escritório de uma fazenda mostram, em tempo real, a rotina do local. O sistema pode ser acessado pela TV, computador e até pelo celular.
O agropecuarista Marcos Gemano afirma que nunca houve registros de ocorrências na propriedade, mas decidiu reforçar a segurança. Os dados da Polícia Ambiental mostram que os casos variam entre furtos de pequenos objetos, animais e maquinários.
O produtor de cana Túlio Miguel de Abreu conta que, em uma mesma madrugada, teve dois tratores levados. Depois do prejuízo, ele passou a mudar a rotina de armazenamento das máquinas. Como as terras são arrendadas, usa barracões de vizinhos durante a noite.
Na base da Polícia Ambiental, um mapa indica os locais com maior número de ocorrências e orienta o patrulhamento. Segundo o capitão Emerson Mioranci, a área de cobertura da polícia é ampla, e o novo projeto de Vizinhança Solidária Rural deve contribuir para aumentar a prevenção.
Veja a reportagem exibida no programa em 28/09/2025:
Furtos e roubos tiram a tranquilidade na zona rural
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Conteúdo Original
Além de negar porte de arma, PF questiona Brenno Carnevale no comando da divisão armada da Guarda Municipal
No mesmo parecer que negou o porte de armas para…


