Fiat Strada é o veículo novo mais vendido do Brasil, mas VW Polo encosta na liderança; veja a lista

Fiat Strada 2025 divulgação/Fiat A Fiat Strada entrou no segundo mês do segundo semestre de 2025 na liderança de emplacamentos de carros novos no Brasil. Os dados foram divulgados nesta quarta–feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores




Fiat Strada 2025
divulgação/Fiat
A Fiat Strada entrou no segundo mês do segundo semestre de 2025 na liderança de emplacamentos de carros novos no Brasil. Os dados foram divulgados nesta quarta–feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Foram emplacadas 87.424 unidades da picape em todo o país durante os oito primeiros meses do ano. O vice-líder, Volkswagen Polo, emplacou 83.061 unidades, reduzindo a diferença entre a dupla para 4.363 veículos — ante 5.437 veículos no mês passado.
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Veja a lista de mais vendidos de 2025 até agosto.
Fiat Strada: 87.424 unidades;
Volkswagen Polo: 83.061 unidades;
Fiat Argo: 64.528 unidades;
Volkswagen T-Cross: 61.252 unidades;
Hyundai HB20: 49.980 unidades;
Fiat Mobi: 48.374 unidades;
Chevrolet Onix: 47.893 unidades;
Hyundai Creta: 45.680 unidades;
Toyota Corolla Cross: 44.692 unidades;
Honda HR-V: 40.113 unidades.
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Vendas em agosto
Em agosto, a liderança segue com o Polo, por uma vantagem de apenas 1.075 carros. Este é o quinto mês seguido com o hatch da VW em primeiro lugar, acirrando a briga pela liderança.
Veja abaixo a lista de agosto.
Volkswagen Polo: 12.908 unidades;
Fiat Strada: 11.833 unidades;
Fiat Argo: 10.097 unidades;
Toyota Corolla Cross: 7.737 unidades;
Volkswagen T-Cross: 7.702 unidades;
Hyundai HB20: 7.590 unidades;
Fiat Mobi: 7.045 unidades;
Hyundai Creta: 6.649 unidades;
Chevrolet Onix: 5.815 unidades;
Volkswagen Saveiro: 5.358 unidades.
“Agosto teve dois dias úteis a menos que julho, o que, naturalmente, pesa no comparativo mensal. O que nos anima é a aceleração da média diária e o fato de termos o melhor agosto desde 2013 e o melhor acumulado desde 2014, o que pode indicar que as nossas projeções se concretizarão até o fim deste ano”, diz Arcelio Junior, Presidente da Fenabrave.
“O que pode alterar o resultado é o desaquecimento da economia e as altas taxas de juros, que provocam a desaceleração do crédito para o nosso setor”, pondera o Presidente da Fenabrave.
Brasil supera 1,5 milhão de veículos novos emplacadados
Os brasileiros compraram 1.576.106 veículos novos entre janeiro a agosto de 2025. O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 contabiliza motos à parte e desconsidera implementos rodoviários.
Houve uma alta de 3,17% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados 1.527.715 veículos novos.
Veja abaixo os resultados por segmento.
AUTOMÓVEIS
1.232.600 emplacamentos durante os primeiros oito meses de 2025, aumento de 2,91% contra 2024.
172.280 emplacamentos em agosto, queda de 5,22% contra julho;
Comparado a agosto de 2024, houve aumento de 0,78% (170.950 unidades).
COMERCIAIS LEVES
343.506 emplacamentos durante os primeiros oito meses de 2025, aumento de 4,09% contra 2024.
42.210 emplacamentos em agosto, queda de 12,48% contra julho;
Comparado a agosto de 2024, houve queda de 19,22% (52.253 unidades).
CAMINHÕES E ÔNIBUS
91.189 emplacamentos durante os primeiros oito meses de 2025, queda de 3,59% contra 2024.
10.858 emplacamentos em agosto, queda de 17,75% contra julho;
Comparado a agosto de 2024, houve queda de 23,18% (14.134 unidades).
Juntando automóveis e comerciais leves, os principais segmentos em vendas, a alta foi de 3,17% de janeiro a agosto de 2025 na comparação com os primeiros oito meses de 2024.
Projeções para 2025
A projeção da Fenabrave é a mesma da divulgada em julho, que é de um crescimento menor para 2025, marcado em 5%. Alcançando um total de 2.765.906 veículos vendidos.
Automóveis e comerciais leves: alta de 5% (de 2.484.740 para 2.608.977);
Caminhões: redução de 7% (de 127.593 para 113.552);
Ônibus: alta de 6% (de 27.675 para 29.336).
A redução na projeção de crescimento para 2025 está relacionada com preocupações com os cenários internacional e nacional, além da queda nas vendas de caminhões.
A entidade acredita que a economia gerada pelas novas normas de controle de emissões para motores a diesel, com o Euro 6, tem retardado o processo de renovação da frota.
Segundo a economista Tereza Fernandez, responsável pelas projeções macroeconômicas da Fenabrave, o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é o principal fator de preocupação.
“Até o momento seguem as incertezas de que alíquotas de Donald Trump serão aplicadas efetivamente. Ele já está atrapalhando o mercado internacional e vai provocar uma diminuição no comércio internacional”, disse Fernandez.
No cenário nacional, Tereza avalia que a estabilidade nas projeções para 2025 está relacionada ao encarecimento do crédito, resultado da elevação dos juros e dos desequilíbrios nas contas públicas.
“A inflação continuará pressionada, mesmo com a desaceleração observada nos últimos dois meses. Os juros estão muito altos — todos que atuam com crédito no setor percebem isso. Mas o grande problema do Brasil é o déficit fiscal”, aponta a consultora.
No entanto, a Federação voltou a destacar o Marco Legal de Garantias como um instrumento que ajuda a evitar que o crédito seja totalmente comprometido pela elevação dos juros.
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