Dólar abre atento à inflação americana e aos próximos passos do Fed

Entenda a megaoperação que mira esquema bilionário do PCC O dólar abre nesta sexta-feira (29) com os investidores no aguardo por dados da inflação dos Estados Unidos e novos desdobramentos no Fed. Já o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa




Entenda a megaoperação que mira esquema bilionário do PCC
O dólar abre nesta sexta-feira (29) com os investidores no aguardo por dados da inflação dos Estados Unidos e novos desdobramentos no Fed. Já o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, abre às 10h.
Ontem, as atenções ficaram voltadas para a megaoperação da Polícia Federal contra um esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis, e que envolveu uma série de fundos de investimentos e fintechs.
Dados dos Estados Unidos e os novos desdobramentos do impasse entre o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, com o presidente Donald Trump também ficaram no radar.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
💲Dólar

a
Acumulado da semana: -0,36%;
Acumulado do mês: -3,47%;
Acumulado do ano: -12,52%.
📈Ibovespa

Acumulado da semana: +2,23%;
Acumulado do mês: +6,00%;
Acumulado do ano: +17,26%.
Megaoperação da PF na Faria Lima
Uma força tarefa que incluiu os Ministérios Públicos Federal e de São Paulo, além das Polícias Federal, Civil e Militar e a Receita Federal deflagrou uma megaoperação nacional nesta quinta-feira.
Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão em oito estados para desarticular um esquema criminoso bilionário no setor de combustíveis, comandado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo com a investigação, o grupo sonegou mais de R$ 7,6 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais, além de atuar na importação irregular de produtos no setor de combustíveis. As irregularidades foram identificadas em diversas etapas do processo de produção e distribuição de gasolina e etanol no país.
Ao todo, a operação envolve mais de 350 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas. Só a Faria Lima, famoso centro financeiro do país, concentra 42 dos alvos descritos. Nas ações, policiais recolheram documentos e computadores em empresas, corretoras e fundos de investimento, incluindo fintechs.
As principais empresas alvo da operação são:
Grupo Aster/Copape, donos de usinas, formuladoras, distribuidoras e rede de postos de combustíveis usada pela organização criminosa;
BK Bank, fintech financeira utilizada para movimentar dinheiro por meio de contas bolsão não rastreáveis;
Reag, fundo de investimento usado na compra de empresas, usinas e para blindagem do patrimônio dos envolvidos.
Em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Reag Investimentos, que na bolsa é listada sob o ticker REAG3, anunciou que suas sedes foram incluídas em mandados de busca e apreensão no âmbito da operação.
“Trata-se de procedimento investigativo em curso”, afirmou a Reag em nota.
Também foi alvo de busca e apreensão a Companhia Brasileira de Serviços Financeiros (Ciabrasf), sob o ticker ADMF3, empresa de serviços financeiros que atua como uma “spin off” da Reag Investimentos.
“As companhias esclarecem que estão colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo as informações e documentos solicitados, e permanecerão à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários”, acrescentaram.
Novo capítulo do embate Fed x Trump
Em um novo capítulo do embate entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e a diretora do Fed, Lisa Cook, a dirigente do BC norte-americano protocolou uma ação judicial contra o republicano.
Segundo os registros judiciais, a ação foi protocolada nesta quinta-feira (28) na corte federal em Washington. No documento, Cook acusa o republicano de violar uma lei federal que permite ao presidente demitir um governador do Fed apenas por justa causa e alega que Trump não tem poder para demovê-la do cargo.
“Nem o tipo de ‘infração’ citada pelo presidente, nem as evidências frágeis contra a diretora Cook constituiriam ‘justa causa’ para sua remoção, mesmo que as alegações do presidente fossem verdadeiras — o que não são”, diz a moção.
A ação também acusou Trump de violar seu direito ao devido processo legal, de acordo com a Constituição dos EUA, ao demiti-la sem aviso prévio ou audiência.
O presidente norte-americano acusa a dirigente de ter cometido fraude hipotecária em 2021, um ano antes de entrar para a diretoria do Fed.
Embora Trump tenha afirmado que a demissão de Cook tem efeito imediato, o Fed afirmou, em comunicado nesta semana, que ela continua no cargo até que haja uma decisão judicial sobre o caso.
Dados econômicos
Entre os dados econômicos divulgados nesta quinta-feira (28), as atenções ficaram com a segunda estimativa do PIB dos EUA para o segundo trimestre. De acordo com o Departamento do Comércio norte-americano, o indicador cresceu 3,3%, após uma retração de 0,5% no período anterior. Na leitura anterior, o indicador tinha ficado em 3%.
De acordo com Andressa Durão, economista do ASA, a revisão de 0,3 p.p. foi impulsionada principalmente por revisões positivas nos investimentos e no consumo, embora tenha sido parcialmente compensada por cortes nos gastos públicos e aumento nas importações, que têm efeito negativo no cálculo.
Além disso, ela explica que o indicador de demanda final (Final Sales to Private Domestic Purchasers) também acabou sendo revisado, de 1,2% para 1,9%.
“Isso indica que a desaceleração no primeiro semestre foi mais branda que o imaginado anteriormente. Com a revisão, não teria ocorrido nova desaceleração da demanda final no segundo trimestre em relação ao primeiro.”
Ainda nos EUA, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego diminuíram em 5.000, para 229.000 em dado com ajuste sazonal, na semana encerrada em 23 de agosto, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam 230.000 pedidos para a última semana.
Já no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a população brasileira é estimada em 213.421.037 de habitantes. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.
O total de brasileiros representa uma alta de 5,1% em relação ao Censo de 2022, quando a população era estimada em 203.062.512 pessoas. Em outubro de 2023, o IBGE já havia feito um ajuste, apontando 203.080.756 brasileiros.
Ainda nesta quinta-feira, a Fundação Getulio Vargas publicou o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que passou a subir 0,36% em agosto, depois de ter registrado queda de 0,77% no mês anterior.
O resultado ficou acima do esperado, que era de um avanço de 0,21%.
Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, deixou para trás o recuo de 1,29% em julho e passou a subir 0,43% em agosto.
Enquanto isso, o Índice de Confiança de Serviços caiu 2,6 pontos em agosto, para 87,1 pontos, igualando o menor nível desde maio de 2021, de acordo com a FGV.
O Índice de Situação Atual registrou queda de 1,1 ponto, para 91,2 pontos, menor nível desde setembro de 2021, quando o indicador ficou em 90 pontos. Já o Índice de Expectativas teve queda de 4,1 pontos, para 83,1 pontos, menor patamar desde março de 2021, quando o índice foi de 81,8 pontos.
Bolsas globais
Em Wall Street, os índices S&P 500 e Dow Jones registraram novos recordes nesta quinta-feira, após o relatório trimestral da Nvidia ter ficado aquém das expectativas dos investidores. A empresa confirmou, no entanto, que os gastos relacionados à infraestrutura de inteligência artificial continuam fortes.
O S&P 500 subiu 0,32%, aos 6.501,86 pontos, renovando o maior patamar do índice, enquanto o Dow Jones avançou 0,16% e superou seu recorde anterior, aos 45.636,90 pontos. O Nasdaq, por sua vez, ganhou 0,53%, aos 21.705,16 pontos.
Os mercados europeus fecharan sem direção única nesta quinta-feira, refletindo a repercussão dos resultados trimestrais da Nvidia, que vieram acima das expectativas, e a queda acentuada das ações da britânica Drax, após a empresa anunciar que está sob investigação por reguladores do Reino Unido.
O índice pan-europeu STOXX 600 recuou 0,2%, enquanto o DAX, da Alemanha, caiu 0,03%. No Reino Unido, o FTSE 100 perdeu 0,42%. Já o CAC 40, da França, avançou 0,24%, e o FTSE MIB, da Itália, subiu 0,23%.
Na Ásia, os mercados encerraram o pregão com desempenho misto. As bolsas chinesas se recuperaram após fortes perdas na véspera, impulsionadas pelo otimismo em torno dos investimentos de Pequim em inteligência artificial. Em contrapartida, Hong Kong seguiu pressionada pela queda nos lucros da Meituan, do setor de entregas.
No fechamento, o índice de Xangai subiu 1,14%, enquanto o CSI300 avançou 1,77%. Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,81%. No Japão, o Nikkei teve alta de 0,73%. Em Seul, o KOSPI valorizou 0,29%, e em Taiwan, o TAIEX recuou 1,16%.
Dólar
freepik
*Com informações da agência de notícias Reuters



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE