Donald Trump demite diretora do FED
O advogado da economista Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, afirmou que ela recorrerá à Justiça contra a tentativa do presidente Donald Trump de afastá-la do cargo.
“Trump não tem poder para tirar Lisa Cook do cargo”, disse o advogado Abbe Lowell em nota enviada à imprensa. “Essa tentativa, baseada apenas em uma carta de referência, não tem fundamento legal nem factual. Vamos processar para contestar essa decisão.”
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Trump anunciou pelas redes sociais, nesta segunda-feira (25), a demissão de Lisa Cook. Em uma carta enviada à diretora do Fed, mencionou acusações ligadas a hipotecas e declarou não confiar na integridade da economista.
Para justificar o afastamento, Trump utilizou um dispositivo da lei de criação do Federal Reserve que autorizaria a demissão de membros do conselho “por justa causa”. Segundo ele, Cook teria cometido fraude hipotecária ao declarar duas residências como principais para obter melhores condições de financiamento.
A legislação do Fed estabelece que o presidente dos EUA não tem autoridade direta para demitir membros do Conselho sem comprovação de falta grave. A decisão, inédita, amplia a ofensiva do republicano contra a independência do banco central americano.
Em nota divulgada na noite de ontem por meio de seu advogado, Cook declarou que “não há motivo legal” para sua demissão e garantiu que não vai renunciar.
“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, diz o comunicado.
Segundo o advogado de Cook, serão adotadas todas as medidas legais para barrar a demissão da dirigente do Fed, classificada por ele como ilegal. “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”
O caso foi encaminhado ao Departamento de Justiça para investigação.
‘Cook deveria rezar para que a polícia não a busque’
Howard Lutnick, secretário de comércio do presidente dos EUA, Donald Trump, fala no Salão Oval.
REUTERS/Nathan Howard
Em entrevista à CNBC nesta terça-feira, Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, disse que, se Cook cometeu fraude hipotecária, deve deixar o cargo.
“Saia da cadeira de governador do Federal Reserve e vá embora. Você não merece estar lá se cometeu fraude hipotecária, certo?”
Questionado se Trump poderia tentar demitir Jerome Powell, presidente do Fed, caso o acesso de Cook ao prédio não fosse suspenso, o secretário afirmou que esses são cenários “hipotéticos” e que “o Departamento de Justiça dos EUA lidará com o caso”.
“Mas o fato é que, se essa mulher cometeu fraude hipotecária, ela deveria ser respeitosa com os Estados Unidos da América, com o Federal Reserve, onde ela diz que se importa, e deveria ir embora e rezar para que a polícia não a siga, certo?”
“Quer dizer, imagine qualquer um no Gabinete que fizesse isso. Vocês estariam pedindo a cabeça deles”, disse Lutnick. “Essa mulher deveria ser presa se ela está envolvida em fraude hipotecária, e essas assinaturas com certeza parecem com as dela.”
Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed
Ken Cedeno/Reuters
Conteúdo Original
Naiara Azevedo detalha participação no BBB e impactos na carreira
Em entrevista ao colunista Flávio Ricco, do portal LeoDias, Naiara…