o que precisa saber sobre a caminhada de Santo Amaro – Manchete RJ – Notícias do Estado do Rio de Janeiro

Fiéis se preparam para a tradicional caminhada de Santo Amaro, onde realizam um percurso de mais de 30 km, unindo fé e devoção. Muitos romeiros se reúnem em pontos estratégicos da cidade, como a tradicional praça do Santíssimo Salvador, considerado


Fiéis se preparam para a tradicional caminhada de Santo Amaro, onde realizam um percurso de mais de 30 km, unindo fé e devoção. Muitos romeiros se reúnem em pontos estratégicos da cidade, como a tradicional praça do Santíssimo Salvador, considerado o marco zero, já outros saem do trevo da RJ 216, caminhando com destino ao distrito de Santo Amaro.

Neste ano, uma novidade no percurso dos peregrinos é a instalação de placas para orientação dos fiéis, informando a quilometragem que resta pela frente. A novidade se deu em parceria com a iniciativa privada.

A caminhada de Santo Amaro contará com quatro pontos de apoio, sendo o primeiro no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical, o segundo em Mineiros, o terceiro em Baixa Grande e o último próximo à chegada de Santo Amaro.

Os pontos de apoio contarão com aferição de pressão e glicose, distribuição de água e frutas. Representantes das secretarias municipais estarão nos quatro pontos acompanhando e dando apoio aos romeiros.

O subsecretário de Turismo, Edvar Chagas, faz alertas importantes para os fiéis que vão realizar a caminhada de Santo Amaro.

“Na hora da caminhada, recomendamos aos romeiros irem com roupas e calçados confortáveis, não havendo a necessidade de levar garrafas e alimentos, já que a participação da comunidade é muito grande nos pontos de apoio. Um pedido muito importante que a gente faz é para quem vai de bicicleta, lembrar que não é uma competição, é uma peregrinação. Então, quem vai de bike, nosso conselho é que vá no turno da manhã bem cedo, deixando o horário da noite para os peregrinos, que já têm que dividir a pista com os carros que continuam trafegando. Outra grande novidade é que algumas igrejas estarão abertas, funcionando durante todo o horário da peregrinação, fazendo acolhida dos fiéis, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campo Limpo, e a Igreja de Santa Amaro, em Donana”, afirmou.

Alimentação

 A nutricionista do Hospital Geral de Guarus (HGG), Ingrid Bazílio, recomenda que os fiéis façam uma alimentação rica em carboidratos complexos cerca de uma hora antes do início da caminhada.

“Alimentação rica em carboidrato vai dar energia para o peregrino caminhar por muito tempo e eu estou falando de aveia, arroz integral, batata-doce, feijão e vegetais. Durante o percurso eu recomendo o consumo de frutas como maçã, banana, laranja e ricas em vitaminas e minerais que serão eliminados pelo corpo no ato da atividade física”, afirma Ingrid.

A nutricionista lembra que manter a hidratação também é fundamental. “Não adianta nada estar bem alimentado se o corpo também precisa de hidratação. Para o percurso, o ideal é o peregrino consumir cerca de um litro de água no trajeto, ingerindo aos poucos, a cada dois quilômetros em média. O uso de isotônicos também é recomendado para ajudar na reposição de eletrólitos e minerais perdidos”, orienta.

Apesar de uma boa alimentação e hidratação, a caminhada longa não é recomendada para todos. A médica do HGG, Tainara Magalhães, adverte que pessoas com doenças cardiovasculares, lesão muscular prévia ou doenças crônicas não controladas como diabetes e hipertensão devem se abster da longa caminhada.

“Estas pessoas devem procurar ajuda profissional médica com antecedência para se preparar. As pessoas saudáveis, com preparo físico planejado, descanso prévio, que fizeram uma alimentação leve no dia, se hidrataram adequadamente, fizeram alongamentos, estão liberadas para iniciar o percurso”, afirmou, Tainara.

*Com informações de Secom



Conteúdo Original

2026-01-14 14:51:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE