Nesta semana, oficialmente, foi aberto o calendário do futebol brasileiro em 2026 com o começo dos campeonatos estaduais. Com o Campeonato Brasileiro começando no final de janeiro, muitos clubes irão rodar o elenco, dando mais espaço aos jovens neste início de temporada. Nesse modelo, promessas campistas como Gabriel Mec, Nathan Fernandes e Pietro Tavares devem ganhar oportunidades.
Gabriel Mec
A joia Gabriel Mec, de apenas 17 anos, nem completou a maioridade e já despertou interesse europeu, inclusive de gigantes como Chelsea e Liverpool. O meia é uma das maiores esperanças do futuro do Grêmio e vem fazendo a pré-temporada com o grupo principal, comandado pelo português Luís Castro.
Apesar de ter treinado com o elenco principal em 2025, uma lesão no tornozelo e a convocação para a Copa do Mundo Sub-17 fizeram o jovem disputar apenas dois jogos pelo profissional. Em 2026, a expectativa é de que Mec receba mais oportunidades no time de cima. O Grêmio aposta muito na joia.
Nathan Fernandes
Após um 2025 de altos e baixos, Nathan Fernandes quer se firmar no Botafogo em 2026. O campista de 20 anos abriu mão de parte das férias para chegar em alta na temporada. O alvinegro carioca confia e aposta no reforço que custou R$ 57 milhões. Com o técnico Martín Anselmi, a expectativa é de que ele dê o salto esperado.
O foco neste momento está na parte física do atleta. Nathan sofreu com lesões musculares e ainda quebrou o braço durante um treino da Seleção Brasileira Sub-20. Em sua primeira temporada pelo Botafogo, Nathan Fernandes disputou 16 jogos, marcou um gol e deu duas assistências.
Pietro Tavares
Pietro Souza é outro atleta campista de quem se espera muito para o presente e o futuro. Destaque nas categorias de base do Cruzeiro e com participação importante na Copa do Mundo Sub-17, o atacante deve ser integrado aos poucos ao elenco comandado pelo técnico Tite. No momento, ele está em São Paulo com o elenco Sub-20 disputando a Copinha.
A expectativa em torno do garoto é tão grande que o Cruzeiro já assinou o primeiro contrato profissional com o jogador. O vínculo vai até 2028 e prevê uma multa internacional de 100 milhões de euros, o equivalente a R$ 625 milhões na cotação atual.
2026-01-09 09:55:00



