Eleição de 2026 gera racha entre Caio Vianna e Wladimir – Manchete RJ – Notícias do Estado do Rio de Janeiro

A relação política entre o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP), e o deputado federal Caio Vianna (PSD) chegou a um ponto de ruptura. O prefeito afirmou ter sido surpreendido ao saber, pelo portal Agenda do Poder, da


A relação política entre o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP), e o deputado federal Caio Vianna (PSD) chegou a um ponto de ruptura. O prefeito afirmou ter sido surpreendido ao saber, pelo portal Agenda do Poder, da decisão de Caio de disputar a reeleição à Câmara Federal em 2026, com o apoio declarado do pré-candidato a governador Eduardo Paes (PSD).

Segundo Wladimir, o acordo firmado entre ambos não incluía o compromisso de apoiar uma reeleição. “Não assumi qualquer compromisso com ele em relação à reeleição. Lá atrás, quando nos aproximamos, disse apenas que iria ajudá-lo a conquistar um mandato”, declarou o prefeito, negando que houvesse um pacto de continuidade.

Caio Vianna, por sua vez, reagiu com indignação à fala do aliado. “Óbvio que o acordo foi esse, quando resolvi não me candidatar para apoiá-lo. Estou absolutamente surpreso com essa posição dele. Até hoje, em nenhum momento, ele conversou comigo francamente sobre isso”, respondeu o deputado.

Apesar do impasse, Caio garantiu que a decisão está tomada. “A esta altura, não há mais volta atrás”, afirmou o parlamentar, que conta não só com o apoio do governador, mas também com pesquisas internas que o colocam na liderança das intenções de voto para deputado federal.

Enquanto isso, Wladimir sinaliza que deve reorganizar sua base política. O prefeito disse que o grupo pretende lançar duas candidaturas a deputado estadual, as de Bruno Dauaire e, possivelmente, do próprio Caio, caso ele reveja sua escolha, além de uma candidatura a deputado federal, que pode ser ocupada por ele mesmo ou por sua esposa, Tassiana Oliveira.

O cenário tende a ficar ainda mais complexo dentro do próprio grupo Garotinho. O ex-governador Anthony Garotinho, pai de Wladimir, avalia disputar uma vaga ao Senado ou à Câmara Federal, o que pode limitar as opções da família na corrida por Brasília.

O rompimento entre Wladimir e Caio expõe fissuras políticas que vinham sendo disfarçadas desde 2022, quando os dois selaram uma aproximação estratégica. A disputa em torno de 2026 promete reconfigurar alianças e acirrar o clima eleitoral em Campos e em todo o Norte Fluminense.

* Com informações da Agenda do Poder



Conteúdo Original

2025-10-14 13:54:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE