O Americano dá seu primeiro passo na Copa Rio em duelo contra o Campo Grande, na quarta-feira (25), às 14h45, na Rua Bariri, no Rio de Janeiro. O clube campista enxerga a competição como uma oportunidade de dar minutos a jogadores que não vêm sendo titulares e também sonha com uma vaga em competição nacional em 2026. O jogo de volta acontece no dia 2 de julho, provavelmente em Campos.
Hermes Júnior, técnico do Americano, disse ao Manchete RJ que irá aproveitar o jogo de ida para dar minutagem a alguns jogadores do plantel. Hermes reforçou que tem um elenco muito forte em mãos.
“Penso que a força da nossa equipe está justamente no elenco qualificado que temos. Vamos aproveitar esse jogo da Copa Rio de quarta-feira para dar mais minutagem a alguns atletas que vêm jogando menos. Confiamos em todos os jogadores do grupo e temos a certeza de que entraremos muito fortes na partida”, afirmou.
A decisão ocorre porque o Americano luta pelo acesso na Série A2 e, no fim de semana, encara o Duque de Caxias fora de casa. Para manter o time competitivo nas duas competições, a comissão técnica alvinegra pretende rodar o elenco.
O regulamento da Copa Rio prevê que o campeão e o vice terão a oportunidade de escolher entre uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil de 2026, sendo que a prioridade de escolha será do campeão. A Ferj anunciou também uma premiação total de R$ 500 mil para a edição de 2025, mas ainda não divulgou detalhes sobre a distribuição do valor.
Internamente, em caso de título, a diretoria do Americano enxerga a Copa do Brasil como um caminho mais viável dentro do processo de reestruturação pelo qual o clube vem passando.
Copa Rio
O torneio, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), será disputado entre os dias 25 de junho e 25 de setembro, reunindo 24 equipes de diferentes divisões do futebol carioca. A competição terá jogos de ida e volta, com o time de menor divisão sempre mandando a primeira partida. Se o duelo for entre times da mesma divisão, o mando de campo da ida fica com a equipe de pior campanha no Estadual deste ano.
Por estar na Série A2, o Americano faz o jogo de ida fora de casa, enfrentando o Campo Grande, que integra a Série B2 (quarta divisão estadual). Em caso de classificação, o alvinegro campista terá pela frente o Bangu.
Confira os confrontos da primeira fase:
- Campo Grande x Americano
- Niteroiense x America
- Paduano x Cabofriense
- São Gonçalo x Olaria
- Bonsucesso x Araruama
- Artsul x Petrópolis
- Carapebus x Duque de Caxias
- Pérolas Negras x Resende
2025-06-24 10:34:00