O Americano venceu o julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (3), no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Rio de Janeiro, por unanimidade. O Alvinegro de Campos agora não perderá nenhum ponto e “respira” em uma semana decisiva, que pode sacramentar a classificação para as semifinais da Série A2 do Carioca. O clube havia sido denunciado pela Cabofriense por uma suposta escalação irregular no jogo contra o Bangu.
O time poderia perder 4 pontos na segunda divisão estadual caso fosse condenado no julgamento. A denúncia feita pela Cabofriense se refere à partida em que o Americano empatou por 1 a 1, fora de casa, contra o Bangu. A punição prevista, caso a irregularidade fosse confirmada, era de 3 pontos, mais os pontos obtidos no duelo.
O Manchete RJ apurou que a possível escalação irregular envolveu o goleiro Carlos Vinicius Pinto, que ficou no banco de reservas contra o Bangu, no dia 14 de junho. O atleta teria sido inscrito após o prazo regulamentar e, desde esse jogo, não foi mais relacionado na Série A2.
De acordo com o regulamento da competição, o prazo final para a inscrição de atletas termina no penúltimo dia útil que antecede a 6ª rodada da Taça Santos Dumont, que, neste caso, foi o dia 6 de junho.
Ocorre que, no próprio site da Federação, consta na lista de atletas inscritos que a inscrição de Carlos Vinicius foi feita no dia 12 de junho, ou seja, após o prazo previsto. A Cabofriense entende internamente que isso configura uma irregularidade.
Por outro lado, no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA), consta que o jogador foi registrado no dia 6 de junho, o que, em tese, o tornaria apto a atuar na competição.
Relembre abaixo
Americano pode perder 4 pontos na Série A2 em julgamento na quinta-feira; entenda
Partida decisiva
Após ser eliminado de forma dramática na primeira fase da Copa Rio, o Americano retorna aos gramados na tarde deste sábado (5), contra o Audax. A partida será no Estádio Ferreirão, em Cardoso Moreira. Em caso de vitória, o Alvinegro pode sacramentar sua vaga nas semifinais, a depender de outros resultados. Se perder, corre o risco de deixar o G4.
*Em atualização
2025-07-03 16:21:00