Filme Jogo da Viúva é baseado em crime real da Espanha

Em pouco mais de duas horas, “Jogo da Viúva” mostra a perspectiva dos três protagonistas dessa trama: a investigadora Eva (Carmen Macchi), a mentora intelectual do crime, Maje (Ivana Baquero), e Salvador (Tristán Ulloa), que deu cabo na vida de


Em pouco mais de duas horas, “Jogo da Viúva” mostra a perspectiva dos três protagonistas dessa trama: a investigadora Eva (Carmen Macchi), a mentora intelectual do crime, Maje (Ivana Baquero), e Salvador (Tristán Ulloa), que deu cabo na vida de Antonio (Álex Gadea). A construção da narrativa por três pontos de vistas distintos é bem eficaz, criando uma tensão constante e crescente.

Ivana Baquero em cena no filme “Jogo da Viúva”, da Netflix Imagem: Jogo da Viúva Netflix

Honesto e bem estruturado, o filme, certamente, satisfaz os fãs de suspense policial, mas a opção por contar essa história real através de um longa não permite que alguns aspectos desse caso sejam aprofundados. Teria sido mais interessante se “Jogo da Viúva” fosse uma série limitada.

Uma narrativa mais extensa daria chance aos criadores da produção esmiuçar em mais detalhes a complexidade psicológica de Maje, uma mulher criada sob forte repressão religiosa que encontrou na sexualidade uma forma de autoexpressão e de validação. Maje mantinha vários casos extraconjugais simultaneamente e adaptava sua personalidade para seduzi-los. Ela mentia e manipulava as pessoas com facilidade. A vida dupla de Maje, porém, não tem tanto espaço nas duas horas de “Jogo da Viúva”.

Mais tempo de tela também possibilitaria entender melhor a mente de Salvador, que se deixou manipular pela amante, e de cidadão exemplar e pai de família, tornou-se um assassino capaz de planejar e executar um crime de modo a não deixar quase nenhum vestígio. Não fosse um único deslize que ele e Maje cometeram, talvez, ambos nunca fossem presos pela morte de Antonio.

Se fosse uma série, “Jogo da Viúva” poderia ter abarcado outros eventos interessantes relacionados ao Crime de Patraix. Enquanto aguardavam o julgamento, Maje e Salvador seguiram conectados, trocando cartas de amor, em que ele jurava que iria protege-la de tudo. Salvador só mudou sua postura quando descobriu que a amante mantinha relacionamento com outros detentos. Posteriormente, após ser condenada a 22 anos de reclusão, Maje manteve uma vida amorosa ativa atrás das grades e engravidou de David, condenado por assassinato. Ela deu à luz na penitenciária em 2023, onde cria seu bebê.



Conteúdo Original

2025-06-03 05:30:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE