O governador Cláudio Castro (PL) deixará o comando do Rio de Janeiro entre os dias 2 e 4 de julho para participar da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. Com a ausência do chefe do Executivo, quem assume interinamente o governo é o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).
Esta será a primeira vez que Bacellar ocupará o cargo de governador. Ele passou a ser o primeiro na linha sucessória após a renúncia do vice-governador Thiago Pampolha (PV), no último dia 21, para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A posse interina é vista nos bastidores como parte de uma estratégia política. Bacellar, que tem base eleitoral em Campos dos Goytacazes e forte atuação no Norte e Noroeste Fluminense, é pré-candidato ao governo do estado em 2026, com apoio da base aliada de Castro (PL, PP e União Brasil). O objetivo da movimentação é ampliar sua visibilidade em outras regiões do Rio.
O Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, é um evento tradicional que reúne autoridades brasileiras e portuguesas para debater temas de direito, democracia e governança.