Não que o desenho animado, dirigido por Chris Sanders e Dean DuBois e lançado em 2002, seja exatamente original. A amizade de uma criança com uma criatura de outro mundo que reflete sua própria solidão é sucesso desde que Steven Spielberg lançou “E.T.” em 1982. “O Voo do Navegador” (1986) e “Mac – O Extraterrestre” (1088) foram cópias baratinhas, enquanto “O Gigante de Ferro” (1999), “Transformers” (2007) e “Super 8” (2011) lapidaram a fórmula.
O que nenhum deles possui, entretanto, é a energia caótica e o impacto cultural de “Lilo & Stitch”, que traça a amizade inusitada de uma garotinha havaiana com uma super arma biológica extraterrestre que tem a forma de um bichinho fofinho. O sucesso da animação gerou um trio de continuações lançadas direto em vídeo (ah, bons tempos), uma série animada e uma batelada de bugigangas que, há alguns anos, experimentaram fôlego renovado nas prateleiras.
Transformar “Lilo & Stitch” em filme que combina animação digital e atores de verdade era, naturalmente, uma decisão corporativa lógica – o que não diminui de forma alguma seu valor como obra audiovisual e seu impacto como aventura para lotar os cinemas em família. Se o jogo agora é este, melhor entrar em campo com o time mais redondo!
Dirigido por Dean Fleischer Camp (do delicado “Marcel, a Concha de Sapatos”), este “Lilo & Stitch” segue de perto a premissa da animação. Capturado pela Federação Galáctica, o cientista Jumba Jookiba entrega sua criação mais ambiciosa: o experimento 626, criatura indestrutível e geneticamente desenhada para causar caos e destruição. Condenado ao exílio, 626 escapa e sua espaçonave cai na Terra, mais especificamente no Havaí.
Perseguido por Jumba e por um especialista em cultura terráquea da Federação, Pleaky (defendidos em sua forma humana por Zack Galifianakis e Billy Magnussen), a criatura esconde seus traços alienígenas (antenas, seis braços) e, fingindo ser um cachorro, se coloca sob os cuidados de Lilo (a estreante Maia Kealoha), órfã que vive com sua irmã, Nani (Sydney Elizabeth Agudong) . O disfarce escala para afeto genuíno na relação entre Lilo e (o agora batizado) Stitch e a dupla enfrenta adversidades mundanas (a garota está prestes a ser removida da guarda de sua irmã) e, claro, fantásticas.
2025-05-21 12:00:00