Saiba quem era o agente da Core morto em operação na Cidade de Deus | Rio de Janeiro

José Antônio Lourenço Júnior foi morto em operação na Cidade de Deus – Rede Social José Antônio Lourenço Júnior foi morto em operação na Cidade de DeusRede Social Publicado 19/05/2025 13:11 | Atualizado 19/05/2025 13:30 Rio – O policial Civil




José Antônio Lourenço Júnior foi morto em operação na Cidade de DeusRede Social

Rio – O policial Civil da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) José Antônio Lourenço Júnior, morto em operação na Cidade de Deus, Zona Oeste, nesta segunda-feira (19), havia sido nomeado em março como diretor jurídico do Sindicato de Policiais Civis do Rio. O agente também já atuou como Subsecretário de Operações na Secretaria Municipal de Ordem Pública do município do Rio, no período de 1º de fevereiro de 2022 a 31 de maio de 2023.

Na ocasião em que foi baleado, José chegou a ser encaminhado em estado grave ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu. Em vídeos que circulam nas redes sociais, foi possível ver o desespero dos agentes que realizaram o socorro. O local onde ocorreu o confronto ficou com marcas de sangue e rodeado de projéteis.

Durante a ação, equipes da Core prestavam apoio a uma operação da Delegacia do Consumidor (Decon) para fiscalizar a qualidade do gelo vendido nas praias da Barra da Tijuca e Recreio, ambas na Zona Oeste do Rio. Na comunidade, uma fábrica foi interditada por uso de água contaminada e um dos responsáveis pelo local foi encaminhado para a delegacia.

Em nota a Polícia Civil comentou o caso. “A perda de um dos nossos é sentida com dor e indignação. A Sepol se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de luto, também vivido por cada um da instituição. As diligências para identificar os responsáveis por esse ataque covarde já estão em andamento”, disse em comunicado

A Secretaria de Ordem Pública também lamentou a morte. “A Seop lamenta profundamente o falecimento do Policial Civil José Antônio Lourenço e expressa sinceros sentimentos à família e amigos”, afirmou.

Ainda nas redes sociais, a deputada licenciada Martha Rocha, ex-chefe de Polícia Civil e atual secretária de Assistência Social do município prestou homenagem ao agente.

“Recentemente, tive a oportunidade de recebê-lo em meu gabinete, durante uma visita do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol), instituição da qual ele fazia parte, e lutava pelos direitos da categoria. José Antônio também exerceu a função de subsecretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, deixando uma importante marca em sua trajetória de serviço à sociedade. Minha solidariedade e minhas orações estão com seus familiares e amigos. Obrigada por toda sua dedicação e compromisso com a segurança pública”, disse.

O agente estava na corporação desde 2015, já tendo atuado nas delegacias de homicídios da Capital e Baixada Fluminense, Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro e Departamento Geral de Polícia da Capital.

Operação busca por criminosos

No início da tarde, a Polícia Civil iniciou uma busca contra os criminosos envolvidos na morte. Durante a ação, um intenso tiroteio provocou o fechamento da Linha Amarela, no sentido Fundão, e ônibus precisaram realizar o desvio no itinerário para garantir a segurança dos passageiros e motoristas.

Segundo o Centro de Operações Rio, o trânsito está congestionado causando reflexos na Avenida Ayrton Senna. O acesso Estrada do Gabinal para Linha Amarela também está interditado.

Por conta do clima de tensão na região, 19 linhas de ônibus estão sofrendo desvios em seus itinerários. Este é o quinto episódio como este somente no mês de maio, que já registra o desvio de 96 linhas.

“Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca”, disse o Rio Ônibus.

Linhas com itinerário prejudicados:

315 Central X Recreio Dos Bandeirantes (Via L. Amarela)
613 Vargem Grande x Del Castilho(Via A.Bueno/L.Amarela)
348 Riocentro X Candelária (V. L. Amarela)
352 Rio Centro X Candelária(Via Autódromo/L.Amarela)
361 Recreio Dos Bandeirantes X Castelo(Via L.Amarela)
368 Riocentro X Candelária
550 Cidade De Deus X Gávea
558 integrada 6 – Copacabana X Cidade De Deus (Via Itanhangá)
600 Taquara X Pça.Saens Pena(Via C.Deus/Av. Menezes Cortes/Boiuna)
692 Méier X Alvorada (Via D.Helder Camara / L.Amarela)
693 Méier X Alvorada (Via R.Dias Da Cruz / L.Amarela)
861 Rio Das Pedras X Curicica (Via Cidade De Deus)
863 Rio Das Pedras X Barra(Via Av. Ayrton Senna)Circ.
900 Merck X Downtown (Circular)
990 Merck X Joatinga
611 Camorim X Del Castilho (Via Curicica/ Linha Amarela)
953 Taquara X Cidade De Deus(V. Retiro Dos Artistas)Circ.
95 Taquara X Recreio (Via Benvindo De Novaes)
810 Taquara X Pontal

Devido aos confrontos, a secretaria municipal de Saúde informou que três unidades de saúde que atendem a região estão fechadas. Já na parte da manhã, as aulas na rede municipal foram mantidas. No entanto, o funcionamento do turno da tarde foi suspenso.



Conteúdo Original

2025-05-19 13:11:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE