Clínica da Família Maestro Celestino, em Marechal Hermes, está fechada por tempo indeterminadoReprodução/Google Maps
Para chegar ao local é preciso passar por pelo menos duas barricadas. Também há um ponto de venda de drogas ao lado da instituição. Relatos indicam que traficantes chegaram a ameaçar os funcionários, exigir atendimento à força e roubar medicamentos.
“A unidade está completamente cercada pelo tráfico. Traficantes fortemente armados já entraram no local e tentam transformá-la em um ‘QG do tráfico’. Isso nos preocupa muito porque as unidades de atenção primária precisam estar próximas da população. É um caso grave, e não podemos permitir que se torne algo recorrente”, afirmou Soranz.
O secretário também revelou que um trailer controlado por criminosos foi instalado ao lado da clínica, reforçando a presença do tráfico na área.
Não é um caso isolado
Ainda segundo Soranz, o caso da Clínica da Família Maestro Celestino não é isolado. “Em média, por dia, nove unidades tiveram que fechar as portas em 2025. É uma crescente. Várias comunidades já foram dominadas. Precisamos agir para impedir que o crime continue limitando o acesso da população aos serviços de saúde”, alertou o secretário.
Procurada, a Polícia Militar disse que, segundo o comando do 9º BPM, a unidade não foi previamente comunicada sobre o fechamento da referida Clínica da Família. “Nesta quarta-feira (14/5), o comando tomou conhecimento do fato e realizará reuniões com os órgãos competentes para elaborar as ações necessárias e estratégias para a reabertura da unidade de saúde”, informou por meio de nota.
2025-05-14 17:48:00