Governo informou, em coletiva de imprensa, que, na semana que vem, notificará 9 milhões de beneficiários que foram prejudicados pelos descontos indevidos. Na próxima terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificará 9 milhões de cidadãos que tiveram descontos em seus benefícios. Os cidadãos terão de informar se as operações foram autorizadas ou se foram prejudicados pelas fraudes
Essa comunicação será exclusiva pelo aplicativo “Meu INSS”
No fim do mês passado, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação sobre desconto indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, que terminou com troca do comando no instituto e no Ministério da Previdência Social.
No início da tarde desta quinta (8), o governo deu detalhes do cronograma para ressarcimento, estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Nesta reportagem você vai saber:
Como ocorrerá a notificação
Quais os canais de informação
Qual a cobertura do ressarcimento
Quais são as orientações para o segurados
Como será a cobrança
Qual será o prazo dado às associações
Como será o pagamento feito pela associação
Qual será o prazo para pagamento pelas associações
Como serão as sanções às associações
INSS fala sobre devolução de dinheiro de aposentados
Como ocorrerá a notificação
Na próxima terça-feira (13), o INSS vai divulgar informações para os segurados que tiveram descontos associativos. Eles serão informados pela plataforma “Meu INSS” e não precisam se preocupar em correr atrás dessas informações.
Quais os canais informação
No dia seguinte à notificação, dois canais estarão disponíveis para que os segurados possam verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado: “Meu INSS” e a central de atendimento 135.
Qual a cobertura do ressarcimento
O ressarcimento será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020.
Quais são as orientações para o segurados
O sistema para reclamações ficará aberto indeterminadamente. Não há um prazo final para reclamar.
Os segurados não devem autorizar ninguém a falar com o INSS em seu nome para evitar novos golpes. O contato deve ser direto.
Em caso de problemas, uma alternativa será a central de atendimento 135, que estará disponível para que o cidadão entre em contato e o servidor do INSS acesse o “Meu INSS” dele.
O cidadão poderá informar que teve desconto da associação “X” e o valor descontado.
Como será a cobrança
O sistema do INSS automaticamente gerará uma cobrança para a associação responsável pelo desconto. O INSS defenderá o cidadão perante a associação.
Qual será o prazo dado às associações
A associação terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado, juntando no sistema três informações: comprovação de associação, autorização do desconto e documento de identidade do segurado.
Qual será o prazo para pagamento pelas associações
Caso a associação não comprove o vínculo, ela terá 15 dias úteis para realizar o pagamento ao INSS, que será repassado ao segurado por meio de folha suplementar.
Como serão as sanções às associações
Se a associação não realizar o pagamento ou não comprovar o vínculo, o caso será encaminhado à AGU para medidas de ressarcimento. Todos os que reclamaram e não tiveram comprovação receberão o ressarcimento.
– Esta reportagem está em atualização
Conteúdo Original
Sesc Amazônia das Artes abre exposições no Maranhão e no Tocantins
O Sesc Amazônia das Artes é um evento realizado todos…