Eu acho que a demanda por esses filmes é composta por um perfil de americano intelectualizado, que vai ao cinema para assistir a filme brasileiro, mas também um filme sobre o Irã e assim por diante. Eu penso que a mudança do preço do ingresso, digamos assim, para o dobro do que ele paga hoje, tenha um efeito muito baixo, porque essa questão intelectual que fez a pessoa escolher esse filme supera isso.
‘Ainda Estou Aqui’
Perguntada se teria algum impacto na distribuição internacional do filme “Ainda Estou Aqui” se as tarifas tivessem sido aplicadas antes do Oscar, a professora reitera que as distribuições são baseadas em contratos predeterminados. Se a medida fosse muito próxima da data do Oscar, “não deveria mudar nada o número de salas” onde o filme foi exibido.
A professora sugere que, paradoxalmente, a medida poderia ter tido até um efeito positivo, chamando ainda mais atenção para o filme durante a intensa campanha de marketing e promoção. A alegação de que filmes estrangeiros representam uma “ameaça à segurança nacional” poderia, naquele contexto específico do filme, ter um “efeito contrário”, levando “mais pessoas quererem conhecer o filme”.
A grande perda é cultural para os americanos, para o público americano. Ele disse no post dele, ‘acima de tudo, mensagem e propaganda’. Ele também está interessado na nossa influência internacional, não brasileira só.
Flavia Guerra, colunista do UOL
2025-05-07 05:30:00