Nova Temporada: Rubem Valentim e Di Cavalcanti abrem o circuito das artes

A reorganização de corpos e formas de convivência é o mote de Carnavalizar: Método e Invenção, na Flexa Galeria. Com curadoria de Daniela Avellar, a atração reúne diferentes gerações e articula referências sobre a materialidade das festas. No conjunto, destaque


A reorganização de corpos e formas de convivência é o mote de Carnavalizar: Método e Invenção, na Flexa Galeria. Com curadoria de Daniela Avellar, a atração reúne diferentes gerações e articula referências sobre a materialidade das festas. No conjunto, destaque para a pintura Carnaval (1940), de Di Cavalcanti; a acrílica sobre tela O Soldado (2000), de Beatriz Milhazes; Novo Eldorado (2021), de Leda Catunda; Circo (1982), de Miriam Inez da silva; e Emblema 81 (1981), de Rubem Valentim (foto).

Rua Dias Ferreira, 214, Leblon. Seg. a sex., 10h/19. Sáb., 13h/18h. Grátis. Até 2 de abril. 

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Centro-Oeste: O céu do Distrito Federal inspira as pinturas de Isadora Almeida (Bruno Leão/Divulgação)

Terceira temporada do Verão na Vila, na Portas Vilaseca, apresenta duas individuais que exploram as noções de luz, memória, tempo e território. No térreo, Contraluz, de Isadora Almeida (foto), traz pinturas que mostram o olhar da artista do Distrito Federal para a paisagem do Centro-Oeste brasileiro. Já Radiante Radiante Clarão, no segundo piso, estão pinturas e esculturas de Amorí, de Pernambuco, que refletem sobre as fronteiras metafóricas entre céu e chão.

Continua após a publicidade

Rua Dona Mariana, 137, Botafogo. Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 7 de março. 

Série Vertebrais: Escultura em bronze e coral de Jonas Arrabal (Divulgação/Divulgação)

Continua após a publicidade

A representação de elementos da natureza como raízes, sementes, caules e flores é o ponto de partida de Frutífera Vocifera, com pinturas recentes em óleo, bastão, grafite e carvão sobre folhas de Raquel Versieux. Na Galeria Athena, a mostra dialoga com as esculturas e instalações inéditas em materiais como aço, vidro temperado, bronze e coral de Jonas Arrabal (foto) — em Um Fantasma É Aquilo que Fica, ele analisa processos de transição e desaparecimento.

Rua Estácio Coimbra, 50, Botafogo. Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 12h/17h. Grátis. Até 21 de março.

Nara Roesler_54336 Cristina Canale Cara metade 2021_ErikaMayumi_high-2.jpg
Em Processo: Pintura de Cristina Canale na coletiva Rasura (Erika Mayumi/Divulgação)

Continua após a publicidade

Na Nara Roesler, Rasura investiga as criações e experimentações de seus representados: Antonio Dias (1944-2018), Brígida Baltar (1959-2022), Cristina Canale (foto), Marcos Chaves, Maria Klabin, entre outros. Com curadoria de Victor Gorgulho, a exibição abarca 23 obras em suportes como pinturas, esculturas, vídeos, objetos e fotografias, ampliando o significado da palavra que a batiza. Também em cartaz, trabalhos dos artistas convidados Cipriano, Erick Peres, Lucia Koranyi e Marlon Amaro.

Rua Redentor, 241, Ipanema. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 14 de março. 

 



Com informações da fonte
https://boletimrj.com.br/nova-temporada-rubem-valentim-e-di-cavalcanti-abrem-o-circuito-das-artes/

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE