As prévias e eventos tradicionais de Carnaval continuam a todo vapor em todo o Nordeste neste último fim de semana que antecede os dias oficiais da folia.
Em Fortaleza, pelo menos 50 atrações vão movimentar os vários polos da capital cearense. Um dos destaque é o Aterrinho da Praia de Iracema que neste sábado tem Cortejo com músicos dos grupos Sambamor, Bonde Batuque, Baqueta Clube de Ritmistas, Camaleões do Vila e Unidos da Cachorra. A concentração é a partir das três da tarde. E à noite, às oito e trinta, o espaço recebe a cantora Joelma.
Já em Salvador, o Quilombo Aldeia Tubarão, que fica em Paripe, realiza neste sábado a partir das três horas a décima primeira edição da Festa das Caretas. As Caretas, figuras de tradição e resistência do carnaval de rua soteropolitano, saem em cortejo junto com os foliões pela rua Ray Charles. A concentração é a partir das três da tarde.
Em São Luís, no Maranhão, o sábado será dia de reverenciar os orixás e pedir bençãos para o período carnavalesco. A partir das quatro da tarde, o Centro Histórico recebe o evento Banho de Axé, reunindo representantes de 102 terreiros e 22 grupos de capoeira. O cortejo sai da Praça Dom Pedro II e segue pela Avenida Beira-Mar até a Praça Nauro Machado, onde o cantor Fernando de Iemanjá encerrará o evento.
Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, o Pinto da Madrugada, ganha a orla de Maceió, neste sábado. A partir das nove da manhã, começa a concentração do maior bloco de rua do estado, surgido a 27 anos. Com quase 20 orquestras da capital e de diversos municípios alagoanos, centenas de músicos devem arrastar cerca de 500 mil foliões ao som de frevos e marchinhas, retornando ao seu percurso tradicional, com saída do começo da Pajuçara em direção à Ponta Verde.
E Domingo é dia de Recife celebrar Alceu Valença. O cantor e compositor pernambucano, que em 2026 celebra 80 anos, leva para a Rua da Aurora, o Bloco Bicho Maluco Beleza, que no ano passado reuniu mais de setecentas mil pessoas. O evento gratuito, terá as participações de Almério, Larissa Lisboa, Juba Valença e Lenine, além de cortejos de frevo, maracatu e caboclinhos. A concentração começa às três da tarde, nas proximidades da Rua Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro.
*Sonoplastia de Jailton Sodré
2026-02-06 21:17:00



