O Governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou o esquema de segurança no primeiro fim de semana da temporada de megablocos do Carnaval 2026 e apreendeu 82 objetos perfurocortantes durante ações preventivas no Centro da cidade. As apreensões ocorreram nos desfiles do Chá da Alice, no sábado (24), e do Megabloco da Lexa, no domingo (25), como parte do planejamento especial montado para ampliar a proteção aos foliões.
Entre os itens recolhidos pela Polícia Militar estavam facas, tesouras, estiletes e canivetes. Ao todo, 1.410 policiais militares atuaram na área do Circuito Preta Gil, com policiamento ostensivo, ações de prevenção e uso intensivo de tecnologia para monitoramento em tempo real.
— O Carnaval do Rio é uma festa da alegria, mas vai muito além da diversão, gera retornos que refletem em movimentação turística e econômica. Cada vez mais o Governo do Estado investe em planejamento, tecnologia e presença policial para garantir um ambiente seguro, com prevenção e respostas rápidas. Essas apreensões mostram que estamos atuando, mais uma vez, de forma firme para preservar a segurança do evento — afirmou o governador Cláudio Castro.
O circuito, que se estende da Praça da Candelária, passando pela Rua 1º de Março e Avenida Antônio Carlos até as proximidades do Aterro do Flamengo, contou com torres de observação, monitoramento aéreo com helicóptero e drones do Grupamento Aeromóvel, equipados com câmeras e software de reconhecimento facial. Duas equipes do Grupamento de Patrulhamento em Multidão atuaram diretamente entre os foliões, com agentes identificados por capacetes brancos e treinados para controle de grandes aglomerações.
A operação foi coordenada a partir de um carro-comando instalado próximo ao prédio da Alerj, na Avenida Antônio Carlos, onde equipes acompanharam em tempo real as imagens captadas ao longo do circuito.
— A segurança pública é um pilar fundamental para o sucesso do Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Com um grande planejamento de segurança, que envolve dezenas de milhares de policiais, tecnologia e equipamentos, o objetivo é não apenas reduzir os crimes, mas fazer com que esta festa ocorra de forma ordenada — afirmou o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O esquema também incluiu patrulhamento do Regimento de Polícia Montada na Central do Brasil e na Cinelândia, além de equipes do Batalhão Tático de Motociclistas e de uma Unidade de Controle de Distúrbios do Batalhão de Polícia de Choque, garantindo pronta resposta a eventuais ocorrências durante os eventos.
2026-01-25 18:04:00



