Obras no Terminal Margaridas e em túnel no Anel Viário de Campo Grande entram em fase final

O prefeito Eduardo Paes (PSD) e o vice Eduardo Cavaliere (PSD) visitaram, neste domingo (18), duas obras que entraram em fase final no município: a do Terminal Margaridas e a do túnel sob o Morro Luís Bom, no Anel Viário


O prefeito Eduardo Paes (PSD) e o vice Eduardo Cavaliere (PSD) visitaram, neste domingo (18), duas obras que entraram em fase final no município: a do Terminal Margaridas e a do túnel sob o Morro Luís Bom, no Anel Viário de Campo Grande. Segundo a Prefeitura do Rio, aas duas entraram na fase final de construção. A previsão é de que ambas seja infraestrutura ainda neste semestre.

Na Zona Norte, os políticos acompanharam as intervenções no terminal, que vai integrar linhas de ônibus municipais da Baixada Fluminense aos sistemas BRT e VLT do Rio. Localizada na interseção da Rodovia Presidente Dutra com a Av. Brasil, a estação passa por obras nas edificações de acesso, nos galpões operacionais e nas plataformas de embarque. Equipes da prefeitura também atuam, nesta fase, a construção de uma passarela de acesso para o terminal

O espaço tem 63 mil metros quadrados e, segundo estimativa da prefeitura, deve atender cerca de 200 mil pessoas por dia quando estiver pronto. A integração vai acontecer através do sistema BRT Metropolitano, projeto municipal que está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com investimento de R$ 46,8 milhões.

A implantação acontece por etapas. A expectativa é de que, na fase inicial, sejam atendidos os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti.

Túnel em Campo Grande também entra em fase final de intervenção

Neste domingo, Paes e Cavaliere também visitaram as obras no túnel sob o Morro Luís Bom, em Campo Grande, Zona Peste do Rio. A estrutura vai ligar a Estrada da Caroba à Avenida Brasil. A primeira fase, prevista para inaugurar neste semestre, liga a Caroba à Estrada da Posse.

O túnel vai contar com duas galerias — uma com 566 e outra com 513 metros de extensão. Além de acabamentos na estrutura, as equipes da prefeitura estão instalando os sistemas elétrico, de ventilação e de detecção de incêndios, além das câmeras  e do sistema de monitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO) do túnel.

Túnel vai conectar Estrada da Caroba à Avenida Brasil – Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Neste momento, os trabalhos estão concentrados na implantação dos sistemas internos da estrutura, como os sistemas elétrico, de ventilação e de detecção e combate a incêndio. Também está em fase final a instalação do Centro de Controle e Operações (CCO), responsável pelo monitoramento e pela gestão do funcionamento da via.

As obras fazem parte das intervenções no Anel Viário de Campo Grande. A estrutura conta com duas pistas de rolamento e ciclovia. Pelo lado da Estrada da Posse, o acesso ao túnel será feito por um novo viaduto construído no trecho.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE