‘Movimento Juntos pelo Centro’ reúne lideranças dos setores público e privado – Agência de Notícias

Com informações do Diário do Rio. A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), localizada na região central da cidade, reuniu nesta sexta-feira (16), lideranças de instituições públicas e privadas para a validação do Manifesto Juntos pelo Centro do Rio,



Com informações do Diário do Rio. A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), localizada na região central da cidade, reuniu nesta sexta-feira (16), lideranças de instituições públicas e privadas para a validação do Manifesto Juntos pelo Centro do Rio, documento elaborado pelo movimento homônimo e dedicado à identificação de desafios e apresentação de ações estratégicas para o desenvolvimento da região. Uma enorme gama de entidades centenárias, museus, e associações de classe, assim como a Fecomércio, a Firjan, CDL e SindLojas participaram do evento.

À frente da condução do evento estavam o presidente da ACRJ, Josier Vilar; o presidente do Conselho SuperiorRuy Barreto Filho; e Carlos Roberto Osorio, presidente do Conselho Empresarial de Renovação do Centro do Rio e Ordem Pública da ACRJ; além dos consultores Fernando Mattos Rodrigo Teixeira. O vice-presidente do Conselho, Cláudio André de Castro, Presidente de Honra do DIÁRIO, também estava presente.

Durante o encontro, Vilar destacou a importância da união de forças, corporificadas no Manifesto Juntos pelo Centro do Rio, para ultrapassar os gargalos que ainda impedem a dinamização do Centro do Rio, apesar de reconhecer os esforços que já geraram muitos resultados nos últimos anos, com o renascimento de micro-regiões que se tornaram exemplos de renascimento, como é o caso da Praça XV, Beco da Sardinha, Largo da Prainha e outros.

Sobre o Manifesto, Carlos Osorio – que já foi secretário municipal e teve grande destaque na política da cidade durante muitos anos – afirmou que o documento formaliza a decisão cooperativa das entidades envolvidas para reafirmar a relevância histórica, cultural e econômica da região central da cidade:

 “O foco está na soma de esforços e na cooperação institucional mútua, estabelecendo uma frente sólida dedicada exclusivamente à defesa e à melhoria contínua do Centro”, reforçou Osório. 

Cláudio André de Castro, que com ele dirige os trabalhos do Conselho, é conhecido por ser diretor da Sérgio Castro Imóveis e provedor da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, além de representar o Provedor da Santa Casa – Francisco Horta – no evento. Castro disse ao DIÁRIOque é vital que tantas entidades importantes para país estejam unidas em prol do Centro do Rio, mas frisou que é preciso rever os impostos – predial e de transmissão imobiliária – cobrados pela prefeitura com relação aos imóveis do Centro: “Temos lojas que ficam fechadas porque o IPTU chega a 20, 30 ou 40 mil reais por mês. Elas se tornaram inalugáveis”. Para ele, são louváveis as iniciativas, mas é preciso criar atratividade econômica para estimular o comércio em um momento histórico em que o varejo de rua sofre imensamente com a concorrência com as vendas on-line, e, no caso do Rio, com a criminalidade. 

Governança e Grupos de Trabalho

O encontro desta sexta-feira foi o segundo do grupo e contou com a 

participação de 37 representantes de 23 instituições do Conselho Consultivo. O grupo é formado por instituições culturais e acadêmicas, além de representações de classe, entre outros grupos de interesse.

Durante o evento foi aprovado o texto final do manifesto e validados o plano de trabalho e o modelo de governança apresentados pela consultoria contratada. Na ocasião, foram escolhidos ainda os primeiros coordenadores e vice coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos.

A divulgação do documento e da lista completa com todas as nomeações será realizada posteriormente. A Aliança Centro, movimento de empresários e entidades proprietários de centenas de prédios na região, também integra o movimento.

A ACRJ tem mais dois encontros marcados: no dia 26 de janeiro, com os coordenadores e vice coordenadores dos Grupos de Trabalho; e no dia 29 do mesmo mês, com o Conselho Consultivo.

A previsão é de que o lançamento oficial do Movimento Juntos pelo Centro do Rio aconteça em fevereiro.



Conteúdo Original

2026-01-18 17:34:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE