Na manhã deste sábado (17), um helicóptero caiu nas proximidades da Avenida Levy Neves, na esquina com a rua Tasso da Silveira, em Guaratiba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as três pessoas que estavam na aeronave morreram no local.
A corporação informou que foi acionada por volta das 9h55 e que equipes do quartel da área foram enviadas para o local. A queda aconteceu na área de mata, a cerca de 500 metros da rua mais próxima.
Helicóptero era utilizado em voos panorâmicos
A aeronave que caiu em Guaratiba é do modelo Robinson R44. O helicóptero monomotor, considerado de pequeno porte, é projetado principalmente para transporte executivo e para a realização de passeios e de turismo.
A aeronave identificada pelo prefixo PS-GJS tinha uma inscrição SAE (Serviço Aéreo Especializado), utilizada por empresas que realizam passeios panorâmicos e turismo no Rio de Janeiro.
Durante a tarde, a Força Aérea Brasileira se manifestou sobre a queda do helicóptero.
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informa que, neste sábado (17/01), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) — órgão regional do Cenipa, com sede no Rio de Janeiro (RJ) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-GJS em Guaratiba (RJ). Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel Sipaer do Cenipa, acessível pelo site do Centro. Clique no menu ‘Ocorrências’ e, em ‘Filtros de Pesquisa’, informe a matrícula da aeronave no campo ‘Matrícula’. A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final Sipaer será publicado no site do Cenipa, acessível a toda a sociedade”, informou a FAB.



