União de Maricá intensifica preparação para o Carnaval 2026

Ensaio de União de Maricá na Passarela Adélia Breve, no Centro da cidade. Foto: Elsson CamposCom apoio da Prefeitura de Maricá, a União de Maricá realizou, na noite desta sexta-feira (16/01), o penúltimo ensaio de rua no Centro



Ensaio de União de Maricá na Passarela Adélia Breve, no Centro da cidade. Foto: Elsson Campos

Com apoio da Prefeitura de Maricá, a União de Maricá realizou, na noite desta sexta-feira (16/01), o penúltimo ensaio de rua no Centro da cidade, antes do ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, marcado para o dia 24 de janeiro. A atividade integra a reta final de preparação para o Carnaval 2026 e reuniu centenas de componentes e integrantes da comunidade maricaense.

O ensaio aconteceu na Passarela Adélia Breve e contou com participação expressiva dos moradores, que acompanharam, cantaram e celebraram a passagem da agremiação pela avenida. Ao todo, a escola de samba ainda realizará mais quatro ensaios no local antes do desfile oficial no Sambódromo, no dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval.

“Eu amo os ensaios da União aqui no Centro. É um momento muito bom pra aproveitar, sambar e curtir a noite. Mais um ensaio incrível”, disse Vânia de Souza, moradora de Araçatiba.

A apresentação foi fundamental para ajustes técnicos dos componentes e do conjunto do desfile. Com o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a escola segue com novos ensaios de rua para aprimorar sua performance na Marquês de Sapucaí.

O tema aborda a joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com destaque para os balangandãs – adornos tradicionais feitos e utilizados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial, carregados de identidade cultural, simbologia e resistência.

História da União de Maricá

Fundada em 2015, a União de Maricá desfilou por sete temporadas na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio de Janeiro, período em que consolidou sua identidade e se firmou como referência no cenário carnavalesco.

Em 2023, a escola conquistou o vice-campeonato e garantiu o acesso à Marquês de Sapucaí. Em 2024, foi destaque em sua estreia no sambódromo, alcançando o quarto lugar. Já em 2025, voltou a se destacar ao conquistar a quinta colocação da Série Ouro.

A agremiação conta com o intérprete Zé Paulo, o mestre de bateria Paulinho Steves e o diretor de carnaval Wilsinho Alves, seguindo firme na busca pelo título.



Conteúdo Original

2026-01-17 09:59:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE